Administração de empresas

Páginas: 17 (4032 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
CAPÍTULO 1 Teorias e Fundamentos da Administração
Autora: Edna de Almeida Rodrigues

Objetivos do capítulo: ฀ ฀ ฀ do conhecimento; ฀ ฀ ฀ ฀ ฀ ฀ ฀ ฀ ฀ ฀

฀ ฀ ฀ ฀ ฀ ฀ Administração desde seus primórdios; ฀ ฀ ฀ ฀ ฀ Papéis de gerente. ฀ ฀

Com base neste contexto, a seguir, estão reunidos os fundamentos sobre as Teorias da Administração, para contribuir com um resgate essencial à compreensãodos demais capítulos desta obra, que evoluem em direção às demais especializações da Administração.

1.1. ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO
As Teorias da Administração acompanham a evolução humana e, assim como ocorre com paradigmas sociais, os conceitos administrativos criados há tempos permanecem vivos enquanto forem úteis à sociedade, conforme o contexto descrito por Maximiano (2005).As primeiras organizações surgiram aproximadamente em 4000a.C., por ocasião da transição da Revolução Agrícola para a Revolução Urbana, cujos conceitos de práticas administrativas surgiram para estabilizar as organizações das cidades e dos estados. Um dos principais eventos que caracterizam os antecedentes históricos da Administração, foi o sistema feudal, que durou quatro séculos no períodomedieval, quando as pessoas, em busca de autosuficiência e de proteção, agregavam-se em torno dos senhores feudais, que, pelas mesmas razões, agregavam-se em torno dos soberanos. Quanto à organização do trabalho, na produção artesanal surgida posteriormente à queda do feudalismo, a produção e a distribuição de produtos eram controladas pelas associações de artesãos – guildas – que, com o objetivo deproteger os associados da concorrência desleal e defender as práticas “justas” de negócios. Na transição da Idade Média para o Renascimento, a riqueza e o poder passam da posse da terra para a do dinheiro e a autosuficiência passa para a cumulação de excedentes, fomentando o surgimento do Capitalismo.

INTRODUÇÃO
A capacidade de administrar esteve evidente durante a evolução humana desde há muitotempo, permeando a história das cidades, dos governos, dos exércitos e das organizações religiosas. As evidências demonstram que já há pelo menos cinco mil anos, as civilizações praticavam o que hoje chamamos de conhecimento administrativo (MAXIMIANO, 2005). Entretanto, foi a partir da I Revolução Industrial (1780-1860) e da II Revolução Industrial (1860-1914), que as teorias da Administraçãocomeçam a se formar com os estudos desenvolvidos em grandes indústrias (MAXIMIANO, 2005), o que fez alterar radicalmente a forma de produção (CHIAVENATO, 2006). Por isso, a transição do século XIX para o século XX é considerada o marco do surgimento da administração enquanto ciência, cujas transformações criaram profundo impacto na forma de se fazer as coisas, como ocorre com mudanças de paradigmasintensas. No início, Administração era definida como um processo para utilização de recursos, tecnologias e competências devidamente integrados e alinhados para alcançar objetivos. Entretanto, “a administração deixou de ser um simples processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos [...]. Hoje, ela significa a melhor maneira de agregar valor e criar riqueza dentro da sociedade”,pois é capaz de “tornar produtivos os conhecimentos dos vários campos do conhecimento humano” (CHIAVENATO, 2006, p.2).

7

O Capitalismo Mercantil – ou mercantilismo – impactou profundamente nas práticas de administração a partir da expansão ocorrida no século XV. A emergente burguesia do período medieval transformou-se em poderosas famílias de comerciantes e banqueiros, cujas empresas, já comoSociedades Anônimas, exerciam importante influência econômica. Aqui, surge o intermediário entre as oficinas artesanais e os fornecedores de matéria-prima e de mão-de-obra. A evolução da navegação possibilitou o surgimento dos negócios em rede de comércio de bens em larga escala capazes de alcançar outros continentes. Entra em sena o Capitalista como detentor do conhecimento dos sistemas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de Empresas
  • Administração de empresas
  • Administração de empresas
  • administração de empresas
  • Administração de empresas
  • Administração de empresas
  • Administraçao em empresa
  • ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!