Administração de empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WEB AULA 1
-------------------------------------------------
Unidade 2 – Avaliação da Aprendizagem Escolar
APRESENTAÇÃO
Caro aluno (a)
Vale dizer que é grande a minha satisfação de poder refletir junto com vocês aspectos voltados para a avaliação da aprendizagem escolar, principalmente quando o diálogo envolve professores e gestores.
Sabemos que a escola vem sendo pressionada a todo omomento cada vez mais com inúmeros formatos de avaliações externas, as quais buscam a todo custa medir e divulgar números e índices sobre a educação brasileira.
No entanto, para nós educadores nunca pode ser deixado de lado reflexões tais como: quanto o nosso aluno realmente aprendeu; quanto realmente eu consegui ensinar, quanto o processo ensino aprendizagem promoveu em termos de emancipação culturale social em nosso aluno. Para tanto, vencer as amarras promovidas pelas políticas públicas de avaliação para educação brasileira exige que cada vez mais os professores mergulhem nas construções teóricas realizadas pelos pesquisadores da educação preocupados com o sucesso escolar do aluno e não simplesmente com o seu acesso e permanência na escola.
Diante deste panorama, a seguir discutiremossobre conceito, tipos e modalidades avaliativas, bem como sobre os diferentes instrumentos de avaliação e registros que podem auxiliar o professor na sua tarefa de promover aprendizagens.
Esse é o nosso desafio!
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Fonte: Clip Art (2013)
Normalmente a avaliação da aprendizagem é vista com muita resistência por parte dos alunos. Na maioria das vezes os alunos ficamansiosos e inseguros diante da avaliação, pois, seu olhar está muito mais voltado para as consequências, do para os seus resultados.
Em dia de prova é comum ouvirmos falas tais como:
Professora a prova tá difícil?
Professora você fez a prova com muito carinho, né!
Professora é prova objetiva ou subjetiva?
Ou ainda:
Nossa! Estou muito nervosa!
Meu Deus! Não vejo a hora de passar esta prova!Infelizmente, este quadro deprimente é reflexo ainda hoje de uma avaliação da aprendizagem utilizada em nossas escolas apenas com a função de aprovar ou reprovar o aluno. Utilizada para este fim, prevalece cada vez mais o seu caráter seletivo, classificatório e discriminatório. Estudiosos da educação preocupados com os altos índices de repetência e evasão escolar vêm defendendo a ideia de que aavaliação não deve ser realizada apenas em momentos isolados do trabalho pedagógico, mas deve sim, fazer parte processo educativo como um todo.
Ao conceber a avaliação como um juízo de qualidade das novas aprendizagens e não um juízo de quantidade de conteúdo memorizado, a avaliação passa a ser vista como uma ferramenta nas mãos do professor que o auxilia a refletir de que modo está construindo sua práticadocente, a fim de levar o aluno a aprender cada vez mais.
Diante deste fato, o processo de avaliação realizado em sala de aula, não deve ser compreendido como uma ação constituída como causa de outros problemas presentes na sala, tais como: indisciplina, quebras de contratos pedagógicos, faltas, etc., mas, sim, um ponto de partida para auxiliar o professor a refletir sobre possíveis inadequaçõesmetodológicas.  Portanto, a avaliação deve ser ao mesmo tempo, ponto de chegada e ponto de partida para novas intervenções pedagógicas.
A Avaliação da Aprendizagem na Educação Básica

Fonte: Clip Art (2013)         
Para Refletir:
Que lembranças você tem das suas avaliações escolares?
Como a avaliação da aprendizagem é conceituada na Proposta Pedagógica da sua escola?
Que funçãopedagógica você atribui à avaliação da aprendizagem?
Dialogar sobre a prática avaliativa realizada no Ensino Fundamental à luz das novas correntes teóricas e filosóficas tem sido um grande desafio para estudiosos e pesquisadores da educação, principalmente porque esta envolve interesses políticos e sociais que demandam transformações no campo educacional, de maneira a possibilitar a ampliação do...
tracking img