Administração de conflitos

Páginas: 7 (1571 palavras) Publicado: 13 de março de 2011
Introdução

Conflito é um estado de coisas onde duas ou mais partes reclamam a posse da mesma coisa quando esta não pode ser possuída simultaneamente pelas várias partes que a querem possuir. Os autores do Livro “Comportamento Organizacional – Criando Vantagem Competitiva / John A. Wagner III, John R. Hollenbeck, defini conflito como “um processo de oposição e confronto que podeocorrer entre indivíduos ou grupos nas organizações, quando parte exercem poder na busca de metas ou objetivos valorizados e obstruem o progresso de uma ou mais das outras metas.
Há várias teorias tentando explicar o que é conflito e suas origens. Há sempre a necessidade de pelo menos duas pessoas, ou mais, estarem em conflito. Na teoria da administração, hoje, enxerga-se conflito comoalgo benéfico.
É difícil um conflito ter uma única dimensão, ele freqüentemente tem as dimensões diferenciadas, e a intensidade de cada dimensão pode variar durante o processo de conflito. Não importa qual a origem do conflito, nem o caminho que se toma para a solução, ou não, do conflito, a pessoa em conflito sempre tem a intenção de expor as suas razões e ter suas necessidadesatendidas. O conflito é um problema que os gerentes das organizações tende aprender a contornar essas situações.
Muitas pesquisas atuais vêm mostrar o conflito como algo funcional, exercendo efeitos positivos dentro da organização, como, amenizar tensões sociais, ajudando a estabilizar e integrar as relações, o conflito também permitiu às partes expressarem reivindicações rivais e podepropiciar a oportunidade para reajustar a alocação de recursos valorizados, também pode ajudar a fornecer um senso de identidade e propósito por esclarecer diferenças e fronteiras entre indivíduos ou grupos, dentre outros efeitos positivos que ele pode beneficiar. Os teóricos clássicos comparavam as organizações a máquinas e imaginavam o conflito como um sintoma de pane. Os gerentes no tempo de Fayol eTaylor preocupavam-se em descobrir maneiras para evitar ou suprimir o conflito com maior rapidez e eficácia possíveis. Hoje podemos no mínimo dizer que o conflito é um sinal de bandeira vermelha que vem sinalizar a necessidade de mudança, acreditando que ele possa ter efeitos positivos, onde os gerentes procuram antes administrar ou resolver em vez de evitá-lo ou suprimi-lo.

DesenvolvimentoOcorre negociação quando duas ou mais partes trocam produtos ou serviços com o intuito de obter vantagens sobre essa troca. A estratégia de negociação também é conhecida como barganha que pode ser distributiva ou interativa:
• Distributiva: nessa estratégia há um ganhador e perdedor de vantagens. Podemos citar como exemplo: um cliente quando compra um carro e pede descontos ovendedor ao conceder está perdendo vantagem e o comprador ganhando.

• Interativa: há ganho para ambas as partes. Exemplo um representante fecha um negócio com uma empresa e ao enviar o pedido ao departamento de compras o crédito não é aprovado, nenhuma das partes querem perder então se reúnem para negociarem as condições e decidem que o representante vai vender recebendo uma garantia bancária casonão seja saldado o débito tanto o representante quanto a empresa recebem vantagens.
Para garantia do sucesso na negociação, são fundamentais que antes o negociador se prepare coletando dados sobre a parte oposta todas as informações sobre a vida financeira e possíveis respostas aos questionamentos devem ser levadas em consideração. Deve-se elaborar um plano escrito definindo asregras, procedimentos, local, tempo e questões a serem discutidas.
No momento da negociação as partes explicam e informam sua importância e porque dessa proposta se possível oferecendo algum material que ajude no entendimento, determinando seu grau de compromisso, fazer concessões quando não sair prejudicado e for favorável para entrarem em um consenso. No final será elaborado um contrato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de conflitos
  • Administração de Conflitos
  • Administração de conflitos
  • - Administração de conflitos
  • Administração de conflitos
  • Administração de conflitos
  • Administração de conflitos
  • Administração de Conflitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!