Administração de cargos e salarios

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

MOD I
1. O conceito salarial

Atualmente vivemos e trabalhamos em organizações que são estruturadas de pessoas, por pessoas e para pessoas. O ser humano é oelemento primordial no processo de crescimento organizacional.
Nesse primeiro módulo abordaremos o conceito salarial, como ele é encarado pelo ser humano, quais os tipos de salário, a função agregadaque o salário possui para os colaboradores e qual a visão do salário para as organizações.
As empresas têm o objetivo precípuo de gerar riqueza, essa riqueza é repassada para os seus diversosparceiros, tais como:

* Fornecedores: que oferecem a matéria-prima, a mercadoria, os serviços;
* Investidores: que viabilizam a entrada de recursos financeiros na organização;
*Proprietários: que contribuem com a criação de novos empregos;
* Colaboradores: que contribuem com suas competências e habilidades para o bom andamento dos fluxos e processos na empresa,
* Clientes: quecontribuem com as suas críticas e sugestões para o crescimento dos negócios.
* Enfim, todos que direta ou indiretamente interferem no desempenho organizacional.

Segundo afirma Chiavenato (2006,p.294) “o parceiro mais próximo da organização é o empregado, pois boa parte da riqueza gerada pela organização passa aos empregados sob forma de salários, benefícios sociais e demais encargos delesdecorrentes”.
Devemos compreender que o colaborador possui os seus objetivos individuais como: melhores salários, melhores benefícios, segurança no trabalho, oportunidades de crescimento, liberdadepara trabalhar, satisfação no trabalho, liderança liberal, orgulho da organização, consideração e respeito, estabilidade no emprego, dentre outros, e que a organização possui os seus objetivosorganizacionais, tais como: qualidade no seu produto/serviço fidelidade do cliente, desempenho, crescimento sustentado, sobrevivência, novos mercados e clientes, redução de custos, lucratividade, imagem no...