Administração de cargos, salários e benefícios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 38 (9327 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO: ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS


Desafio de aprendizagem de
Cargos, Salários e Benefícios
Apresentado à Banca Examinadora da Faculdade Anhanguera
Educacional sob a supervisão
do Professor José Martins Júnior












ANANINDEUA
DEZEMBRO/2011




RESUMO


Neste novo desafio de aprendizagem de cargose salários apresentados em seis etapas Irá ser abordado a importância de agregar o salário como um dos fatores de motivação enfatizando os aspectos teóricos de Maslow ,Herzberg e MacClelland no que se refere a Teoria da Hierarquia das Necessidades, dos Fatores Higiênicos e Motivacionais e Teoria da Motivação pelo êxito ou medo, fatores que influenciam a motivação e a importância dela para obom desempenho do profissional nas empresas, bem como o planejamento para implantação do programa de Cargos e Salários e o conhecimento da importância dos benefícios em reter talentos da organização.

Palavras chave: Cargos e Salários, Motivação, Planejamento
































1. INTRODUÇÃO


O objetivo deste é mostrar como a motivação desempenhaum papel importante no local de trabalho. Relacionado a movimento, coisa móvel. Vemos que a palavra motivação, dada a origem, significa movimento. Quem motiva uma pessoa, isto é, quem lhe causa motivação, provoca nela um novo ânimo, e ela começa a agir em busca de novos horizontes.
Motive-se, pois, buscando objetivos predeterminados, tentando com mais vontade alcançar seus objetivos, seusdesejos; por isso, a preocupação constante deve ser prevenir situações que possam desmotivar as pessoas.
A motivação pode ser definida como o conjunto de fatores que determina a conduta de um indivíduo. A motivação tem sido alvo de muitas discussões. No campo clínico, quando se estudam algumas doenças, na educação, voltada para o processo de aprendizagem. Na vida religiosa, quando se tentacompreender o que motiva alguém a ter fé numa determinada crença. E, nas organizações, buscando obter um maior rendimento dos profissionais que formam o quadro de uma corporação.


























ETAPA N° 01
Aula-Tema: Salário e Motivação
Pesquisar na biblioteca da unidade a base teórica para o desenvolvimento das demais etapas das teorias motivacionais deMaslow, de Herzberg e MacClelland e fazer um quadro comparativo para a elaboração do texto que contemplará:

1. Definição de Salário
Salário é a contraprestação devida pelo empregador em função do serviço prestado pelo empregado. Objetivamente, salário é o preço da força de trabalho que o empregado coloca à disposição do empregador através do contrato de trabalho.
2. Aspectos Teóricos de AbrahamMaslow – Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow
Abraham Maslow, psicólogo humanista, propôs uma classificação diferente das necessidades. Para ele há cinco tipos de necessidades: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança íntima (física e psíquica), necessidades de amor e relacionamentos (participação), as necessidades de estima (autoconfiança) e necessidades deautorrealização. Essa nova classificação permitiu uma nova visão sobre o comportamento humano, que não busca apenas saciar necessidades físicas, mas crescer e se desenvolver.
Maslow organizou as necessidades em uma pirâmide, colocando em sua base as necessidades mais primitivas e básicas. O autor descreve uma diferença qualitativa entre as necessidades básicas e mais elevadas: as primeiras são...
tracking img