Administração da tecnologia e inovação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O objetivo do trabalho é mostrar de forma didática a gestão de tecnologias e inovações. Discute a cerca da formação de profissionais para preencher o mercado de trabalho, desenvolvimento de novos produtos e processos para um maior aproveitamento do mercado, difusão da administração de tecnologia e inovação para o mercado. É resultado de pesquisas bibliográficas e eletrônicas. Estetrabalho será exposto em um workshop em sala de aula.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6
2. CONCEITO INOVAÇÃO 7
3. CONCEITO TECNOLOGIA 8
4. FORMAÇÃODE TÉCNICOS E PESQUISADORES,
PARA SUPRIR O MERCADO 8
5. PESQUISA COOPERATIVA COM AGENTES DO
DESENVOLVIMENTO, VISANDO RESULTADOS COMPARTILHADOS 8
6. DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
E PROCESSOS PARA UM MAIOR APROVEITAMENTO DO MERCADO 9
7. DIFUSÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE TECNOLOGIA E
INOVAÇÃO PARAO MERCADO 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12

“O fator mais relevante na nova economia mundial é o desafio da empresa em inovarconstantemente” (PORTER,1985).

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos dois séculos o mundo passou por fantásticas transformações em todos os cenários, frente ao aumento da competitividade, isso tudo em decorrência de várias mentes brilhantes que ousaram mudar os nossos conceitos de administração.
Desde o aparecimento da roda e do fogo homens arriscaram desafiar barreiras e superar obstáculos, mitos ecrenças para que hoje tivéssemos toda essas tecnologias e constantes inovações. Entender essas inovações valorizando novos olhares, novas alternativas, umas vez que novas tecnologias, adicionadas a novos conceitos administrativos elevam a altos desenvolvimentos nos mais diversos setores.
Uma nação é forte quando tem um grande número de organizações permeando todos os setores produtivos ecapitalizados em todos os segmentos da economia e regiões da nação.
A estratégia de inovação via agregação de novos processos e padrões tecnológicos, e a busca de maior flexibilidade constituem caminho alternativo adotado para a pequena e média empresa se inserir competitivamente num processo de demandas mutantes, instáveis e diferenciadas.
Nesse quadro, a revolução tecnológica, longe de significar afalência das pequenas e médias empresas, irá significar a oportunidade de sobrevivência, crescimento e transformação dessas organizações.
Inovação é uma combinação de necessidades sociais e de demandas do mercado com os meios científicos e tecnológicos para resolvê-las. A inovação tecnológica é entendida aqui como a transformação do conhecimento em produtos, processos e serviços que possam sercolocados no mercado.

2. CONCEITO INOVAÇÃO

Continuo e sucessivo fomento à criatividade, compartilhamento de idéias e conhecimento, visando à melhoria ou criação de algo específico ou diversificado. É uma mudança na tecnologia abandono de métodos ultrapassados para processos novos e de constantes mudanças.
Para Schumpeter (1982), a inovação é um conjunto de novas funções evolutivas que alteram osmétodos de produção, criando novas formas de organização do trabalho e, ao produzir novas mercadorias, possibilita a abertura de novos mercados mediante a criação de novos usos e consumos.
As limitações do crescimento e desenvolvimento de uma economia, na visão de Schumpeter (1982), estão na falta de projetos rentáveis, na ausência de estoque de conhecimentos e na pouca disponibilidade de...
tracking img