Administração da produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO
Área: Administração da Produção.

PROPOSTA DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DE SISTEMAS ERP PARA IMPLANTAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS
Luciana Maura Aquaroni Geraldi

RESUMO: Esse artigo tem como objetivo principal propor um modelo de avaliação da implantação de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) e dos investimentos tecnológicos nas pequenas empresas. Para auxiliar no desenvolvimento dotrabalho será utilizado o método de pesquisa exploratório que visa à construção de hipóteses, através de um levantamento bibliográfico e entrevistas com as pessoas envolvidas no problema, além de realizar um levantamento bibliográfico sobre o assunto estudado. Ao final do artigo apresentar-se-á as conclusões obtidas com a pesquisa, com a finalidade de demonstrar que é possível identificar um método deavaliação para implantação de Sistemas ERP nas pequenas empresas. Palavras-chave: Enterprise Resource Planning. Pequena empresa. Modelo e implantação. Abstract: That article has as main objective to propose a model of evaluation of the implementation of ERP Systems (Enterprise Resource Planning) and of the technological investments in the small companies. To aid in the development of the work itwill be used the exploratory research method that it seeks to the construction of hypotheses, through a bibliographical rising and glimpses with the people involved in the problem, besides accomplishing a bibliographical rising on the studied subject. At the end of the article their will come the conclusions obtained with the research, with the purpose of demonstrating that is possible to identifyan evaluation method for implementation of ERP Systems in the small companies. Key words: Enterprise Resource Planning. Small companies. Model and implementation.

e-F@Nzine, Monte Alto, ano 1, n. 4, abr./jun. 2009. ISSN 1984-6452.

1 INTRODUÇÃO Em um ambiente complexo, a criação de vantagens competitivas para as organizações em uma economia mundial é sustentável pelo processo de PlanejamentoEstratégico organizacional (VOCHT et al., 2004). O planejamento estratégico é a etapa inicial da gestão de uma empresa, pois estabelece os propósitos básicos à implantação dos recursos e das ferramentas utilizadas na elaboração de seus processos. Sabe-se que o Planejamento Estratégico está totalmente relacionado com a tomada de decisão na empresa (AQUARONI, 2001). Como um aspecto de mudança, aspequenas empresas estão cada vez mais investindo em tecnologias, principalmente em nível de software, para garantirem sua estabilidade em relação ao gerenciamento estratégico da informação e também oferecerem o suporte necessário ao processo de tomada de decisão, que leva a empresa ao sucesso ou fracasso dependendo da decisão tomada em relação à estratégia adotada pela empresa (SINGHVI, 2000). Paratanto, um modelo pode ser proposto para integrar os dados na pequena empresa e garantir a consistência das estratégias por ela executadas:

Mudanças nas estratégias da empresa. Implantação do modelo de ERP escolhido pela Modelo de avaliação de desempenho da TI adotada pequena empresa.

Modelo de Sistema ERP

Figura 1 – Modelo de integração de dados na pequena empresa com o ERP

É nesse contexto, quese pode perguntar sobre o uso dos sistemas de gestão integrada nas pequenas empresas. O pequeno empreendedor tem acesso a essa ferramenta e será que realmente conhece a sua verdadeira função a nível empresarial? Seria interessante identificar

e-F@Nzine, Monte Alto, ano 1, n. 4, abr./jun. 2009. ISSN 1984-6452.

um modelo que avalie o desempenho da tecnologia de informação em nível de sistemasnessas empresas e os investimentos por ela realizados? Destaca-se que as pequenas empresas também se preocupam no investimento de ferramentas que auxiliem o processo de tomada de decisão acertada em sua estrutura, e na tentativa de auxiliar o processo de gestão estratégica da informação na pequena empresa, essa pesquisa visa recorrer à utilização de sistemas de gestão integrada que podem ser...
tracking img