Administração da produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO II

RESUMO
Este trabalho apresenta os elementos que constituem a Administração de Produção, tendo como ênfase três tópicos essenciais. As informações aqui apresentadas baseiam-se em citações de autores e suas referências.

Palavras-chave: Just in Time, Kamban e MRPs.

JUST IN TIME
No sentido literal da palavra, just in time significa “ no tempo exato”, entantosuas praticas se referem ao aprimoramento do desempenho da produção. É uma mudança radical, em relação as praticas tradicionais de produção.
A palavra just in time é representado pela sigla (JIT), o Jit significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários, não antes para que não formem estoques, e não depois para que seus clientes não tenham que esperar (Bicheno, 1991).
O JIT visa principalmente evitar desperdícios, focando em uma produção eficaz, com o fornecimento de matéria prima na quantidade correta e utilizando o mínimo de instalações. Ele é alcançado por meio da aplicação de todos da empresa, com um trabalho em equipe . Podemos fazer uma comparação da manufatura tradicional com a abordagem JIT no gráfico abaixo.
A) Abordagem tradicional
.Estoque
Estoque
Estoque
Estoque
Estágio C
Estágio C
Estágio B
Estágio B
Estágio A
Estágio A




B) Abordagem JIT
Estágio C
Estágio C

Estágio B
Estágio B
Estágio A
Estágio A
Pedidos Pedidos

Entregas Entregas

Na abordagemtradicional cada estagio forma um estoque, que por sua vez deixa um estagio independente do outro, se acaso aconteça algum imprevisto no primeiro estagio, o seguinte pode continuar por algum tempo até esgotar seu estoque. Contudo a abordagem tradicional gera estoque, ou seja, custos para a empresa.
O conceito JIT visa atender à demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios(Voss, 1987 ). O JIT cria a alta eficiência na produção, e visa mostrar a todo o sistema quando há alguma falha em algum estágio.

FILOSOFIA JUST IN TIME.
O JIT requer alto desempenho na qualidade, pois não pode haver distúrbios na produção, alta velocidade no processo, para não deixar esperando o estágio seguinte, confiabilidade e flexibilidade para que se consiga produzir lotes pequenos e defluxo rápido. Com todos esses pré-requisitos a excelência dos resultados é alcançada.
Para Harrison (1992) o coração da filosofia JIT se define em três razões-chaves: a eliminação de desperdício, o envolvimento dos funcionários na produção e o esforço para aprimoramento continuam.
O JIT reduz o tempo de set-up, (que é definido como o tempo decorrido na troca do processo do final da produção deum lote até a produção da primeira peça boa do próximo lote), pois como as peças já estão sendo produzidas em lotes, todas as outras maquinas já estão ajustadas para recebê-la, ou seja, o setor de produção se prepara todo para a montagem de um único produto. A abordagem JIT também visa entanto reduzir o tempo de manutenção de maquinas na produção usa-se uma técnica chamada TPM, que nada mais éque a manutenção continua das maquinas, pequenos ajustes que são feitos rotineiramente pelos funcionários, garantindo assim o bom funcionamento das maquinas.

SISTEMA DE KAMBAN
Tem o objetivo de controlar o desperdício no processo operacional, os componentes para um processo de montagem e ajuda na implantação de melhorias para o aumento da capacidade da produção pela eliminação dos gargalos nacorreção das causas que proporcionam uma baixa produtividade na área de produção.
Kanban é uma forma visual de controlar a produção e os estoques da empresa, ao invés de utilizar lista de produção extraídas pelo MRP, a fabricação é controlada por sinais visuais, esse sistema envolve na mudança do sistema tradicional de uma produção puxada, ou seja é o principal objetivo do Kanban é puxar a...
tracking img