Administração da produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA DE MERCADO

DEFINIÇÃO: obtenção (coleta de dados) sistemizada, armazenamento e analise de dados sobre situação de marketing de produtos e serviços.
AMERICAN MARKETING ASSOCIATIONS: projetos formais que visam a obtenção de dados de forma empírica, sistemática e objetiva para solução de problemas ou de oportunidades de marketing de produtos ou serviços. Samara e Barros 2001.
OBJETIVODA PESQUISA DE MERCADO: identificar (importante para conhecer o consumidor, traçar o perfil e as necessidades) preferências, hábitos e costumes do consumidor, identificar o perfil socioeconômico (classe social) do consumidor, imagem da marca (saber se o cliente conhece a marca), avaliar as intenções de compra do consumidor ( saber se o cliente tem predisposição de ter o produto), analises departicipação de mercado (marketing share: participação de mercado, estudos de previsão de demanda e potencial de mercado (analisar o tamanho do mercado), tendências de novos negócios( nichos de mercado, tendências), pesquisa de imagem corporativa (como esta a instituição diante do mercado, qual a imagem que a empresa tem com clientes).
ETAPAS DE UM PROJETO DE PESQUISA: 1- definição do problema:necessidade de informação, ou seja, onde há duvidas a serem respondidas. (encontrar uma informação que a empresa não tem, descobrir como esta a situação da imagem da empresa no mercado, pesquisa baseada nesse problema.), 2- Determinação dos objetivos da pesquisa: são as informações necessárias para responder ao problema. Objetivo geral ou principal: questão central sobre o que a pesquisa deveinvestigar no mercado. Objetivos específicos ou secundários: detalhamento das informações retiradas do objetivo geral. É uma especificação de cada item relacionado no objetivo geral. 3 – Métodos de pesquisa: a) estudo exploratório: tem como principal característica a informalidade, a flexibilidade e a criatividade, e neles procura-se obter um primeiro contato com a situação a ser pesquisada (ter umaconversa informal com o cliente sobre a empresa). Dados primários: dados que ainda não foram coletados. Dados secundários: dados que já existem para pesquisa. Vantagem: obter informações com baixo custo. B) estudo descritivo: procuram descrever situações de mercado a partir de dados primários obtidos originalmente por meio de entrevistas pessoais ou discussões de grupo. Estudo descritivoquantitativo: busca uma analise quantitativa dos dados ( quantidade de informações, aplicação de questionário é rápida e em menos tempo). Estudo descritivo qualitativo: a análise qualitativa das informações obtidas, identificando as informações de forma realista (qualidade da informação, opinião do entrevistado, menor tempo). 4- Métodos de coleta de dados: a) observação: levantar hipóteses preliminaressobre o comportamento de consumo (observar de que forma o cliente se comporta em determinada situação). B) inquérito ou contato: pessoal: aplicação do questionário com abordagem feita pelo entrevistador (pesquisa de mercado, contato pessoal), telefone: pesquisa efetuada por telefone, que tem como vantagem ser o meio mais rápido de adquirir informações. Desvantagem: o tempo da pessoa, não aceitação,confiança, Correspondência: pode atingir longo alcance geográfico e a amplitude da amostra (pouco utilizado, publico direcionado), interativo: interação entre o consumidor e o computador (internet mais utilizada por ter custo menor, comodidade).
MATRIZ SWOT
Pontos fortes: interno, o que a empresa tem de vantagem. Exemplos de perguntas: O que a empresa faz bem? O que o produto tem de bom? Querecursos especiais a empresa possui e pode aproveitar? Que características únicas o produto possui que podem ser aproveitadas? O que outras empresas/publico acreditam que você faz bem?
Pontos fracos: desvantagens. Exemplos de perguntas: no que a empresa/produto pode melhorar? (ponto negativo que precisa melhorar, todos os fatores, ex: estrutura, produto), Onde a empresa tem menos recursos que as...
tracking img