Administração da produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
- Administração da Produção

Embora tradicionalmente a Administração da Produção tivesse como objetivo de estudo os setores produtivos das empresas industriais, atualmente muitas das suas técnicas vêm sendo aplicadas em atividades de serviços como bancos, escolas, hospitais, entre outros. Basicamente o conceito da Administração de Produção e Operações é o estudo de técnicas e conceitosaplicáveis à tomada de decisões nas funções de produção (empresas industriais) e operações (empresas de serviços). Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço.

Aadministração da produção pode ser desenvolvida tanto nas empresas de pequeno, médio e grande porte, porém as empresas grandes podem ter mais recursos para destinar profissionais que possam desempenhar funções organizacionais específicas, ou seja, em uma empresa de pequeno porte é comum que as pessoas venham a desempenhar diferentes trabalhos, conforme a necessidade. Segundo Nigel Slack (2002) “essaestrutura informal permite à empresa reagir mais prontamente conforme surgem as oportunidades ou problemas”.

1.1 – Sazonalidade nas Operações

A sazonalidade é um tema que tem sido discutido recentemente, por muito tempo houve negligência por parte de muitos autores e pesquisadores por não irem a fundo sobre a importância e influência da sazonalidade que é justamente as oscilações de demanda naprodução. Essa oscilação deve-se ao fato de produzir o mesmo produto em massa ou em menor escala em determinada época do ano. Para que a produção não seja feita de maneira equivocada é necessário uma gestão de estoques e previsão de demanda.

Len (1993) afirma que existem três componentes que atuam sobre a tendência de comercialização, que devem ser analisados junto à realização da previsão devendas:
1) tendência secular, aquela que representa o movimento, crescente ou decrescente, ao longo do
tempo;

2) tendência sazonal: que mostra as variações ao longo das estações e;

3) variações aleatórias: imprevisíveis e, portanto, sem nenhum padrão pré-estabelecido. O autor sugere que as previsões sejam feitas mediante os métodos de média móvel, que permitem que se isolem os efeitos deflutuações sazonais.

Para todo efeito, a influência da sazonalidade pode ser descrita da seguinte maneira:
Em alguns períodos que independem do fato gerador, ocorrem crescimentos significativos de vendas que podem até ser previsíveis em termos de sua ocorrência, porém não em sua real magnitude. A maior dificuldade das empresas refere-se à necessidade inicial de ampliar alguns itens daestrutura empresarial, como estoques, área física, vendedores, meios de comunicação, promoção, entre outros.

1.2 - Planejamento e Controle de Capacidade

Planejar e realizar o controle de capacidade é simplesmente determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, fazendo com que ela responda à demanda evitando prejuízos e visando uma lucratividade maior.

O Planejamento da Capacidade é deextrema importância, pois é ele que possibilita a viabilidade de planejamento de materiais, busca de dados para um planejamento mais preciso, identificação de gargalos, estabelecerem a programação de curto prazo e estimar prazos viáveis para futuras encomendas. Por outro lado controlar a capacidade tem como função principal acompanhar o nível da produção executada, com o objetivo de compará-la com osníveis que foram planejados para tomar medidas corretivas de curto prazo, caso for preciso.

A administração da produção tem por responsabilidade fundamental manter o equilíbrio entre capacidade e demanda prevendo a capacidade produtiva para satisfazer à demanda atual e futura, no entanto, para que essa responsabilidade seja bem sucedida é necessária à realização de uma medição da demanda...
tracking img