Administração da produção - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1466 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Qualidade na origem
Satisfazer constantemente as expectativas do cliente é uma característica importante dos sistemas de produção enxuta. Um modo de alcançar essa meta é aderir a uma prática chamada qualidade na fonte, que é um esforço de toda a organização para melhorar as qualidades dos produtos da empresa por meio da atuação dos funcionários como seus próprios inspetores dequalidade. A meta para os trabalhadores é nunca passar unidades defeituosas para o próximo processo. Eles, criaram gráficos de controle estatístico para que os próprios operadores do equipamento da empresa monitorassem a temperatura e a ajustassem. Os rendimentos do processo imediatamente melhoraram e se estabilizaram em 95 por cento e a Texas Instrument foi, por fim, capaz de implementar um sistema deprodução enxuta.
Uma abordagem para implementar a qualidade na origem é usar métodos poka-yoke ou á prova de falhas, cujo objetivo é projetar sistemas á prova de erros que evitem ou minimizem o erro humano. Os sistemas poka-yoke funcionem bem na prática. Outra abordagem para implementar qualidade na origem é uma prática japonesa chamada jidoka e andon, que confere ás máquinas e a seus operadores acapacidade de detectar a ocorrência de qualquer anormalidade. Os funcionários são, então, autorizados a sinalizar para pedir ajuda ou parar, se necessário, a linha de produção, o que pode, porém, custar a empresa alguns milhares de dólares por cada minuto que a produção é suspensa. Não é preciso dizer que a gerência deve perceber a responsabilidade enorme que esse método atribui aos funcionários edeve prepará-los corretamente.
Lotes pequenos
Os sistemas de produção enxuta usam tamanhos de lotes tão pequenos quanto possível. Um lote é uma quantidade de itens processados juntos. Lotes pequenos tem e vantagem de reduzir o nível médio de estoque em relação a lotes grandes, além de atravessarem o sistema mais rápido que grandes lotes.
Embora lotes pequenos sejam benefícios as operações,ele tem a desvantagem de uma maior freguencia de preparações. Uma preparação (setup) é o grupo d atividades necessarias para mudar ou reajustar um sucesso entre lotes sucessivos de itens, muitas vezes chamado transição. Normalmente uma preparação ao mesmo tempo, independentemente do tamanho do sucesso.
Conseqüentemente, muitos lotes pequenos, em vários lotes grandes, podem resultar emdesperdícios na forma de funcionários e equipamentos inativos. Os grupos de preparação devem ser breves para concretizar benefícios da produção em lotes pequenos. Atingir tempos menores de preparação muitas vezes requer estreitas cooperação entre a engenharia a gerencia e a mão de obra.
Um sistema de produção funciona melhor com a carga diária nas estações de trabalho individuais relativamente uniformes. Osprocessos de serviços devem alcançar cargas uniformes na estação de trabalho usando sistemas de reservas. Por exemplo, os hospedes agendam horários de cirurgias com antecedência no modo que as instalações e os bens facilitadores por estar prontos quando for o momento. A carga sobre as salas de cirurgias e obre os cirugiões pode ser um saída para se fazer melhor uso desses recursos.outra vantagemé usar a determinação de preços diferentes ao de serviços para administrar a demanda.

Componentes e métodos de trabalho padronizados
Em operações de serviço altamente repetitivas, pode-se ganhar grande eficiência analisando métodos de trabalho e documentando as maiorias para que todos os funcionários as utilizem. Por exemplo, a UPS monitora constantemente seus métodos de trabalho e os revisaquando necessário para melhorar o serviço. Na fabricação, a padronização de componentes, chamada de comunalidade ou modularidade de peças, aumenta a repetitividade. Por exemplo, uma empresa que fabrica dez produtos a partir de mil componentes diferentes poderia reprojetar seus produtos de maneira que eles consistam em apenas cem componentes diferentes com maiores necessidades diárias. Uma vez...
tracking img