Administração como ciência social aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA SOCIAL APLICADA

Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos, umas das principais razões para o estudo daadministração é pelo seu impacto sobre o desempenho das organizações.
Como ciência é um ramo da ciências humanas, ditas sociais, pois trata dos agrupamentos humanos, buscando a perfeita sinergia entrepessoas, estrutura e recursos.
Além dos princípios específicos da ciência Administrativa, a técnica de administrar utiliza-se de diversos outros ramos do pensamento humano, tais como:Direito, Contabilidade, Economia, Matemática e Estatística, a Psicologia, a Sociologia, a Informática, dentre outros diversos.
A administração é uma ciência social aplicada, pois é fundamentada emum conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção, ela estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de formasustentável e com responsabilidade social. o administrador passa ser a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos).
Após a grande depressão, quebrada bolsa de Nova Iorque (1929), a TEORIA DAS RELAÇOES HUMANAS ou ESCALA DAS RELAÇÕES HUMANAS ganharão forças e criaram novas perspectivas para a administração, visto que buscavam conhecer asatividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou, o homoeconomicus trabalhador passou a ser visto como "homo social". As três principais caraterísticas desses modelos são:
 O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples emecânico.
 O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
 Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e auto...
tracking img