Administração cientifica e classica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA
A OBRA DE TAYLOR
Primeiro Período de Taylor
Segundo Período de Taylor
ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA
ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
1. Princípios da Administração Científica de Taylor.
2. Outros Princípios Implícitos de Administração Científica Segundo Taylor3. Princípios de Eficiência de Emerson
4. Princípios Básicos de Ford.
5. Princípio da Exceção.
CONCLUSÂO
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA
A OBRA DE FAYOL
CONCEITO DE LINHA DE STAFF
PRINCÍPIOS GERAIS
FUNÇÕES BÁSICAS DE QUALQUER EMPRESA
FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR
Elementos da Administração para Urwick
Elementos da Administração para Gulick

ADMINISTRAÇÃOCIENTIFICA
A Escola da Administração Cientifica foi iniciada no começo deste século pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado o fundador da moderna TGA.
Taylor teve inúmeros seguidores (como Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth e outros) e provocou verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da sua época. Sua preocupação original foi tentareliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar o nível de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
A OBRA DE TAYLOR
Frederick Taylor nasceu de uma família “quaker”, de princípios rígidos de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Durante seus estudos, foi muito influenciado pelos problemas sociais eempresariais decorrentes da Revolução Industrial, na época mais aguda do então denominado “capitalismo selvagem”. Iniciou sua vida como operário, em 1878, passando a capataz, contramestre, chefe de oficina e engenheiro, em 1885.
Naquela época, o sistema de pagamento era por peça ou tarefa. Os patrões procuravam ganhar ao Maximo na hora de fixar o preço da tarefa e os operários, por seu turno, reduziam a umterço o ritmo de produção das maquinas, procurando contrabalancear, desta forma, o pagamento por peça.
Primeiro Período de Taylor
Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho dos operários e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu o caminho de baixo para cima e das partes para o todo. 02O primeiro período de Taylor corresponde àépoca da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas, 1903), em que se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, através do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-time Study). Trabalhando junto aos operários, no nível de execução.
Taylor realizou um paciente trabalho da análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos eprocessos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Chegou à conclusão de que o operário médio produzia potencialmente muito menos do que era capaz, com o equipamento disponível. Daí, a idéia mecanicista de fazer com que o trabalhador se ajustasse à máquina. Observou, igualmente, que o trabalhador mais diligente perdia o estímulo e o interesse ao receber remuneração igual aoque produzia menos e concluiu pela necessidade de criar condições para pagar mais ao operário que produz mais.
Em seu livro “Gerencia de Fabrica (Shop Management) Taylor expõe as seguintes idéias:
A. O objetivo de uma boa administração é pagar salários altos e ter baixos custos unitários de produção.
B. A administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentação, a fim deformular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.
C. Os empregados devem ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho sejam cientificamente selecionados, para que as normas possam ser cumpridas.
D. Os empregados devem ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto,...
tracking img