Administração cientifica resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução a Teoria Geral da Administração


CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 8° Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, 608p.

RESUMO CAPÍTULO 3
(Administração Científica)

Surgiu no inicio século XX, baseia-se na ênfase colocada nas tarefas. Administração Científica é devido a tentativas de aplicar métodos da ciência. Principais métodos são observação emensuração. O grande aplicador da Administração Científica foi o americano Frederick Winslow Taylor. A época Taylor foi dividida em dois períodos:

1. Primeiro período de Taylor


Em 1903 Taylor publicou seu primeiro livro sobre técnicas para racionalizar o trabalho por meio do estudo do tempo, nesse estudo observou que operários com os mesmo equipamentos tinham capacidades de produçãodiferentes, mas a mesma remuneração. Com o tempo o operário que produzia mais, mas ganhava o mesmo valor do que produzia menos ia perdendo o interesse e diminuindo sua produção então Taylor defendia a idéia de pagar mais ao operário que produz mais.

2. Segundo período de Taylor

Em 1911 publicou seu segundo livro que mostrava seus estudos sobre Administração Científica sem deixar de lado suapreocupação ao operário. Taylor via três problemas nas fabricas daquela época: vadiagem sistemática dos operários; desconhecimento, pela gerencia, das rotinas de trabalho e a falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho. Para Taylor a implantação da Administração Científica deve ser gradual e obedecer a um período de quatro a cinco anos.

3. Administração como ciência

ParaTaylor a Administração deve ser tratada cientificamente e o improviso deve ceder lugar ao planejamento. Taylor foi o primeiro a observar a Administração de modo diferente, observando o tempo e os movimentos, o modo de execução, treinando operários e assumindo uma atitude metódica ao analisar a unidade fundamental de uma empresa, aplicando suas ideais da classe operaria ate aos seus autos executivos.Por esse motivo Taylor foi elevado a uma altura não tão comum no campo das organizações.


A Organização Racional do Trabalho

Segundo o pensamento de Taylor sempre haverá um método mais rápido e instrumentos mais adequados para um operário realizar as suas tarefas diárias. Esse processo de substituir métodos empíricos em métodos científicos recebeu o nome de Organização Mundial doTrabalho (ORT).

Analise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos


Para aplicar os métodos mais práticos Taylor observou e analisou os movimentos dos operários com isso viu a possibilidade de decompor as tarefas em series ordenadas. Os movimentos inúteis eram eliminados e os úteis eram simplificados. Com a analise dos movimentos concluiu-se que qualquer tarefa pode ser feita commovimentos elementares e com isso foi criado o termo tempo padrão.


Estudo da fadiga humana


O estudo dos movimentos é feito através da analise da anatomia humana. Quanto mais movimentos são feitos mais o operário se estressa e com isso a produção não rende. A Administração Científica pretendia racionalizar os movimentos eliminando os que produzem fadigas ou estresses.

Divisão do trabalhoe especialização do operário

Uma das consequências do estudo dos movimentos foi a divisão do trabalho e a especialização do operário. Com isso cada operário passo a ser especializado na execução de única tarefa para ajustar aos padrões descritos e às normas de desempenho.


Desenho de cargos e de tarefas

A primeira tentativa de aplicar a divisão de cargos e tarefas ocorreu com o uso daAdministração Científica, Taylor foi pioneiro nesse ramo e como todo pioneiro foi elogiado por uns e criticado por outros.

Incentivos salariais e prêmios de produção

Uma das idéias de Taylor e seus seguidores foi a de se pagar ao operário pelo que se é produzido. Então o que Taylor e seus seguidores instituíram foi pagar aos operários não pela remuneração baseada em tempo e sim pela...
tracking img