Administração científica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Administração Científica ou Taylorismo é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro Frederick Taylor, que é considerado “o pai da administração científica”.Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerada um subcampo da perspectiva administrativa clássica.

Taylor em 1911 publicou seu livro"Princípios de Administração Científica" onde a idéia principal de seu livro é a racionalização do trabalho que nada mais é que a divisão de funções dos trabalhadores e com isso Taylor criticafortemente a “Administração por incentivo e iniciativa” ,que acontece quando um trabalhador por iniciativa própria sugere ao patrão idéias que possam dar lucro a empresa incentivando seu superior a dar-lheuma recompensa ou uma gratificação pelo esforço demonstrado o que é criticado por Taylor pois uma vez que se recompensa um subordinado por suas idéias ou atos, tornamo-nos dependentes deles. Tayloracredita na ideia da eficiência e eficácia que é a agilidade e rapidez dos funcionários gerando lucro e ascensão industrial. Alguns dos Princípios Fundamentais do livro são:

* Princípio doPlanejamento: Substituir os métodos empíricos por métodos científicos e testados;
* Princípio da Seleção: Como o próprio nome diz seleciona os trabalhadores para sua melhores aptidões e para isso sãotreinados e preparados para cada cargo;
* Princípio de Controle: Supervisão feita por um superior para verificar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido;
* Princípio de Execução:Para que haja uma organização no sistema as distribuições de responsabilidades devem existir para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

Benefícios do método de Taylor

Benefíciospara os trabalhadores no método de Taylor:
* Os salários chegaram a atingir, em alguns casos, o dobro do que era antes;
* Os funcionários passaram a se sentir mais valorizados fazendo com que...
tracking img