Administração científica taylor resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Frederick W Taylor a Administração Científica, se define como sistema em que os trabalhadores dão o melhor de si em atividades específicas e recebem estímulo de seu subordinado. A organização começou a ser hierarquizada e sistematizada, ou seja, o tempo passou a ser cronometrado, visando um melhor aproveitamento das funções executadas pelos funcionários.
Com isso Taylor obteve uma maioreconomia na mão-de-obra, um aumento de produtividade, acabando com gastos desnecessários e desperdícios de tempo na produção; separando assim o trabalho manual do trabalho intelectual, dividindo os funcionários entre aqueles que eram pagos para pensar e planejar, e aqueles que eram pagos somente para executar.
Então nesta fase os trabalhadores começaram a executar trabalhos repetitivos impostospelas máquinas e por seus chefes, assim surgia as cobranças por otimização de tempo e melhoria nos movimentos de produção.
A mão-de-obra operária naquela época não era exigida escolaridade por parte dos empregados, pois as funções executadas não exigiam nenhum tipo de experiência ou conhecimentos técnicos e sim habilidade de efetuar movimentos repetitivos durante todo o tempo.
ConformeTaylor pensava as organizações sofriam de alguns males como a Vadiagem dos Operários, reduziam propositadamente a produção a cerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência. O desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização. A falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho. Que segundoele estas mudanças deveriam ser feitas em um período de quatro a cinco anos para que não houvesse mudanças bruscas aos trabalhadores e descontentamento entre os mesmos.
Para Taylor as funções e procedimentos deveriam ser todos padronizados, como as ferramentas e instrumentos utilizados pelos trabalhadores, já o tempo em que executavam as funções deveriam ser os menores possíveis e com omínimo de erro na confecção do produto. Ele também afirmava que os processos deveriam ser planejados para economizar tempo de produção, com isso surgiu a idéia de premiação dada aos empregados que executassem sua função com o menor tempo de produção do produto e menor desperdício de matéria prima.
Com esta concepção de Taylor, em analisar a produtividade e a redução de custos que os operáriosatingiam na produção, implantou-se o conceito de “homo economicus”, as pessoas são influenciadas por recompensas econômicas e materiais, ou seja, elas procuram empregos pelo simples fato de obter salário em troca.
As críticas deste sistema surgiram quando os empregados começaram a reclamar das suas condições de trabalho, levando até a produção de um filme “Tempos Modernos”, onde foi retratadoo sistema de produção em série que deixava o ator principal Charles Chaplin, executando por horas a mesma tarefa, não se preocupando com o bem-estar do funcionário e sim se preocupando nos baixos custos que o empregado estava gerando para a empresa e a eficiência nas tarefas que os mesmos executavam.
Analisando a Administração de Taylor, consegui verificar que a primeira impressão quantoaos processos e tarefas que ele julgava ser necessário o aperfeiçoamento na execução das mesmas, acredito que alcançou sucesso nos baixos custos empresariais, pois o mesmo conseguiu fazer com que as pessoas se empenhassem ao máximo para produzir em menor tempo, e deixando o mínimo possível de desperdício em matéria-prima.
Mas ao mesmo tempo em que ele acreditava que bastasse somente darincentivos a aqueles que se empenhavam em ir atrás dos objetivos que a empresa determinava, começou a ser visto que somente isto, não era o suficiente para que as pessoas tivessem bem estar no seu ambiente de trabalho. E começou a surgir reflexões sobre o ambiente físico dos trabalhadores, que também acredito que seja um dos maiores contentamentos dos empregados quando se trata em organização...
tracking img