Administarndo

465 palavras 2 páginas
Adam Smith
Nascimento : 5 de junho de 1723 Kirkcaldy, Fife
Morte : 17 de julho de 1790 (67 anos) Edimburgo, Escócia
Ocupação: Economista e filósofo

Da escola Clássica Liberal, livro mais comentado A Riqueza das Nações, uma vez que foi uma grande contribuição para o estudo da economia e para a tornar uma disciplina independente. Este livro tornar-se-ia uma das obras mais influentes no mundo ocidental.
Smith coloca a locomotiva do trabalho em primeiro lugar, a indústria e assim o capitalismo prospero e a marca da historia deste grande economista e filosofo.
Esse economista ilustrou bem o cenário onde ele destaca que “não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "auto-interesse", ou seja, eles so pensam em quando podem ou devem lucrar e não se vou ou estarei comendo bem.
Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores, acredita va se que o mercado se estruturaria na concorrência perfeita.
O extremo da concorrência e o monopólio não cumprindo a lei, a empresase torna ilegal e desleal com os concorrentes e ate mesmo com os consumidores isso e uma busca imperfeita.
As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia européia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.
A teoria de Adam Smith foi de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.
Alguns dos momentos históricos na vida de Adam Smith:
Com 16 anos de idade, foi estudar filosofia moral na Universidade de Glasgow.
Em

Relacionados

  • Ativos intangives
    563 palavras | 3 páginas