Adminisntração por objetivos

416 palavras 2 páginas
Abordagem tradicional centralizada x Abordagem descentralizada
A perspectiva tradicional se basea na hierarquia, onde os administradores mais qualificados tração os objetivos da organização, objetivos quais, devem ser seguidos pelos subordinados, que são limitados por esses objetivos.
Contudo, esse sistema centralizado vem se tornando obsoleto e da lugar a uma visão mais descentralizada. Esse novo sistema, denominado Administração Por Objetivos (APO) traz a ideia de envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição dos objetivos, deixando para trás o pensamento hierárquico.
O método APO faz com que gerentes e subordinados trabalhem em conjunto na decisão dos objetivos, monitorando, avaliando e controlando os desempenhos organizacional e individual. Esse tipo de visão objetivo - participativa engloba os funcionários, gera comprometimento e, sobre tudo, gera motivação.

A Administração Por Objetivos é um processo composto por quatro etapas:
1ª Especificação dos Objetivos: é o estabelecimento de um conjunto de objetivos específicos para a unidade organizacional e membros individuais. Cria um vinculo entre funcionários e supervisores, fortemente comprometidos. É uma etapa muito complexa da APO, pois os esforços conjuntos devem ser bem traçados em relação ao resultado especifico esperado.

2ª Desenvolvimento de planos de ação: é o curso que segue a ação que especifica como os objetivos devem ser alcançados. Podem ser individuais ou departamentais, mas sempre integrados, a consistência das atividades da organização.

3ª Monitoramento do progresso: é um componente essencial da APO. Serve para verificar se os planos especificados estão funcionando na pratica, criando condições para tomar medidas corretivas, se necessário.

4ª Avaliação dos resultados: a última etapa da APO avalia os resultados alcançados por indivíduos e departamentos, comparando-os com os objetivos estabelecidos. Pode refletir em aumentos de salários, promoções e outras

Relacionados

  • Curric
    356 palavras | 2 páginas
  • estudo do consumidor
    7112 palavras | 29 páginas
  • pim 2 tecnologia da informação
    7933 palavras | 32 páginas
  • Pim III Unip Interativa
    8869 palavras | 36 páginas