Admiistração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LAURO DE FREITAS, BA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Professor EAD: Ms. Wilson
Professor Presencial: Tonisson Batista
Trabalho: Abordagem Sistêmica e Contingencial da Administração; Novas abordagens da TGA
Tema: COMPARAÇÃO DAS TEORIAS COM OS DIAS ATUAIS

OUTUBRO
2010
INTRODUÇÃO:

Este tem trabalho tem o objetivo de levar oacadêmico ao conhecimento profundo do surgimento das teorias da administração, comparando suas diferenças, semelhanças, contribuição de uma pra outra e como elas influenciam e se aplicam nos dias atuais. Como a administração pode contribuir de forma positiva nas organizações considerando sua cultura, meio em que estão inseridas, as pessoas envolvidas e as formas de aplicabilidade sustentável nos temposatuais.

DESENVOLVIMENTO:

A abordagem sistêmica traz nos seus princípios, a característica de compreensão da totalidade organizacional, onde o homem e a máquina assumem condições privilegiadas, de elementos mutuamente inclusivos no sistema organizacional (Dela Coleta, 1989).
Desta forma, fica excluída a possibilidade de entender o homem, as condições de trabalho e a organização de trabalhoisoladamente, tanto a pessoa e os coletivos de trabalho, quanto o ambiente interno e externo à organização de trabalho, devem ser considerados como elementos indissociáveis, dentro do sistema trabalho, sendo o processo e o produto de trabalho resultantes dessa relação. As pessoas e as condições/organização de trabalho e vice-versa, não podem ser analisadas de maneira significativa, sem se conceber oambiente como um todo no qual se encontram. Numa perspectiva histórica e sistêmica devem ser consideradas, todas as inter-relações da questão homem e trabalho, incluindo toda a história social das relações de trabalho, o meio atual sócio econômico - cultural e a organização com seus vários elementos e subsistemas (Catão, 1991), (Catão, H. 1991).

A Teoria da contingência ou Teoria contingencialenfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas sãovariáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. A relação funcional entre as variáveis independentes e dependentes não implica que haja uma relação de causa e efeito, pois a administração é ativa e não passivamente dependentena prática da administração contingencial. O reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são certamente importantes, porém, eles não são suficientes. As relações funcionais entre as condições ambientais e as práticas administrativas devem ser constantemente identificadas e especificadas.
Partindo do ponto da visão sistêmica de que o homem interage com o meio e de que, segundo a teoria dacontingência, nada é absoluto, na medida em que procura compreender e explicar o modo pelo qual as empresas funcionam em diferentes condições. Estas condições variam de acordo com o ambiente ou contexto que as empresas escolheram como seu domínio de operações.
O administrador precisa buscar meios de tornar o seu trabalho adequado as condições locais de sua organização para poder atender asnecessidades de seus clientes, funcionários e ambiente, muitas vezes a depender da organização e de sua conduta, um procedimento, por exemplo, adotado nos bancos que são bastante burocráticos no que diz respeito aos seus procedimentos como todo, seja necessário para tal organização; o que não seria viável adotar procedimentos mais liberais ou mais participativo dos funcionários e clientes, pois estão...
tracking img