Admgex

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Doze jurados devem decidir se um homem é culpado ou não de um assassinato, sob pena de morte. Onze têm plena certeza que ele é culpado, enquanto um não acredita em sua inocência, mas também não oacha culpado. Decidido a analisar novamente os fatos do caso, o jurado número 8 não deve enfrentar apenas as dificuldades de interpretação dos fatos para achar a inocência do réu, mas também a má vontadee os rancores dos outros jurados, com vontade de irem embora logo para suas casas.

RESUMO -- Numa tarde de verão, doze homens se fecham em uma sala abafada do Tribunal de Manhattan, paradiscutirem e deliberarem se um adolescente porto-riquenho deve ou não ser condenado à cadeira elétrica, acusado de ter assassinado o próprio pai com um canivete. Antes, o juiz esclareceu os critérios a seremadotados, principalmente no caso de haver dúvidas, quando o voto deverá ser de ‘inocente’. Por outro lado, deixa claro que apenas uma votação unânime pode dar o veredicto. Nenhum dos jurados éconhecido pelo nome e sim pelo número da cadeira que ocupa na sala do júri.

O Primeiro Jurado apresenta duas alternativas: na 1ª, eles discutiriam primeiramente os fatos para, em seguida, votarem; na2ª, eles promoveriam uma votação preliminar para verificarem quem está de que lado. Esta última é a escolhida e a votação se faz com um simples levantar das mãos. O resultado é de 11 votos a favorda condenação, contra apenas 1 voto a favor da absolvição.

Alguns jurados se escondem sob uma máscara de ressentimento, como o nº 3, um homem rude, temperamental e vingativo, com problemas com seuspróprios filhos, o que o tornam hostil em relação aos jovens de uma maneira geral; outros, sob a máscara do preconceito, como o nº 10, um homem reacionário e racista, prejudicando sua capacidade devotar com isenção; o jurado nº 7, preocupado apenas com um jogo que vai acontecer mais tarde, vota com a maioria como forma do julgamento terminar mais cedo. Cabe, assim, ao jurado nº 8, único que...
tracking img