admgb

Páginas: 15 (3509 palavras) Publicado: 21 de junho de 2013
Dez características do profissional de sucesso
Posted by on September 19th, 2008 in Negócios
O que o mercado espera hoje do que se conhece por “profissional de sucesso”? E quem é este? Que se espera dele? Melhor ainda: quais características identificam o profissional de sucesso?
A idéia deste artigo nasceu enquanto eu estava a ler hoje o livro “Profissionalismo – Não dá para não ter”, deMaria Elizabete S. D’Elia.
Este livro descreve vários fatores, características e expectativas que há em torno do “profissional do futuro” (não tão futuro, já que já se aponta a importância desse tipo de perfil desde fins da década passada), comparando-o muitas vezes com o profissional tradicional, que infelizmente está ainda em muito maior quantidade nas empresas que o anterior.
Algo que acheiinteressante foi uma lista de características que o profissional da Era da Informação deve ter:
1. Domínio de idiomas e informática
A importância do domínio de idiomas e de conhecimentos (ao menos básicos) de informática não é nenhuma novidade.
Há muitos anos que já ouvimos as pessoas falarem como a computação chegou para ficar, bem como sobre o quão globalizado o mundo está se tornando e,portanto, um profissional que não fala a língua mundial não pode ser considerado um profissional de sucesso.
Como profissional da área de computação, falar sobre tecnologia para mim não é problema, mas observo que, para muitas pessoas, ainda hoje é: observo estudantes universitários que, apesar de acessar computadores em LAN houses para conversar, jogar ou ler e-mails, não conseguem usá-lo também naelaboração e diagramação de um trabalho, por exemplo, ou na criação de uma planilha para controle de custos.
Percebo então que o problema aqui não é quanto a somente facilitar o acesso, pois vemos pessoas que possuem acesso facilitado mais que não usam adequadamente. O que falta é um estímulo, que muitas vezes deveria partir de dentro da pessoa para fora, para buscar conhecer um pouco mais sobre comoessas ferramentas tecnológicas podem ser interessantes em seu dia-a-dia, principalmente no trabalho.
Ah, e antes que eu me esqueça: quando falamos de domínio de idiomas, falamos não somente das línguas estrangeiras, mas também da própria língua nativa – há pessoas que conseguem comunicar-se muito bem em inglês, mas cometem grandes gafes em português, o que mancha completamente sua imagem de bomprofissional.
2. Aptidão para trabalho em equipe
O profissional que pensa que pode sentar-se à sua mesa e trabalhar sozinho, fazendo suas tarefas, sem se importar sobre como estão indo as tarefas dos demais possui o perfil do profissional egoísta e individualista que está sendo descartado pelas empresas.
Se você somente pensa em cumprir o seu papel independente do que está acontecendo naempresa, pode ser o atual responsável pela ruína da mesma sem ao menos saber disso! É necessário compreender não somente a sua tarefa, mas os produtos e serviços da empresa como um todo, preocupando-se com como cada parte relaciona-se com as demais.
Trabalhar em equipe não se restringe mais às grandes corporações com gigantescas equipes para pesquisa e elaboração de produtos. Esse trabalho em equipesurgiu também entre pessoas de departamentos diferentes.
Algumas empresas têm descoberto, inclusive, que “trabalhar em equipe” com seus concorrentes também pode lhe oferecer benefícios! Pense nisso.
3. Perfil questionador
Quando você passa a questionar você passa a não mais aceitar as coisas simplesmente pelo “como elas são”, passa a querer compreender o porquê de serem daquela forma e, assimsendo, pode encontrar formas de contribuir com o desenvolvimento do processo.
Após a Revolução Industrial, o profissional esperado pela indústria era o “operário burro”, não no sentido de sua inteligência real, mas no fato de que suas opiniões e sugestões muitas vezes não importavam, sendo somente a sua força física requerida em sua tarefa.
Com o crescimento da importância da informação que esta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!