Admcamoes2015

1941 palavras 8 páginas
Unidade 2

Língua Portuguesa – Profª Msc. Marta Ouchar de Brito

Gêneros discursivos e tipologia textual
Gêneros discursivos Bakhtin (1995) define a enunciação como um produto da relação social e completa que qualquer enunciado fará parte de um gênero. Os enunciados, por sua vez, podem ser orais e escritos, concretos e únicos. Um exemplo seria a letra da música de Renato Russo, Quase sem querer e a canção verbalizada pelo próprio Renato Russo ou por outros tanto intérpretes que já executaram a música. Quase sem querer - Legião Urbana "Me fiz em mil pedaços Pra você juntar E queria sempre achar Explicação pro que eu sentia. Como um anjo caído Fiz questão de esquecer Que mentir pra si mesmo É sempre a pior mentira. (...) Existem dois grupos de gêneros discursivos. Os primários, que contemplam as relações cotidianas, nas quais a conversa é o gênero mais comum; e os secundários, gêneros mais elaborados tais como o discurso científico, o texto teatral, o romance e outros. Esses gêneros se organizam em torno das práticas discursivas. Para Bakhtin (1995, p. 248)
“Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua. Não é de se surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana, o que não contradiz a unidade nacional de uma língua”

Nessa perspectiva, gêneros discursivos são modelos comunicativos globais. Para Rojo (2000) um gênero discursivo está relacionado a uma esfera de comunicação, ou seja, em cada contexto ou situação haverá um gênero discursivo adequado. Há também que se buscar a conceituação de texto para entender os gêneros. Para Koch e Fávaro (1988)
(...) o texto consiste em qualquer passagem, falada ou escrita, que forma um todo significativo e independente de sua extensão. Trata­se, pois, de uma

Relacionados