Adm123

3272 palavras 14 páginas
ADMINISTRAÇÃO

Introdução a Administração

Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública).

Administrar significa planejar, dirigir, organizar, coordenar, e controlar organizações e/ou tarefas, tendo como objetivo maior produtividade e/ou lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los. Este profissional, no entanto, não tem apenas função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que estiverem com problemas.

Como é função do administrador que a produtividade e/ou lucros sejam altos, ele também terá a função de fiscalizar a produção e, para isto, é necessário que fiscalize cada etapa do processo, controlando inclusive os equipamentos e materiais (recursos) envolvidos na produção, para evitar desperdícios e prejuízos para a organização.

Enfim, a administração é o processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos. O processo administrativo é inerente a qualquer situação em que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo.

Outro sentido da palavra refere-se à administração (ou seja, à oferta) de sacramentos, de justiça, medicamentos, etc.

De acordo com a ciência da administração, a maioria das organizações humanas podem ser classificadas em 5 tipos:

. Piramidais ou hierárquicas;
. Comitês ou juris;
. Matriciais;
. Ecológicas;
. Organizações compostas

ESCOLA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO –

Relacionados

  • Vsfuder
    512 palavras | 3 páginas
  • Desenvolvimento de uma ferramenta para comunicação em rede
    4376 palavras | 18 páginas
  • UGF - Administração
    2337 palavras | 10 páginas