ADM01146 1

1523 palavras 7 páginas
Introdução aos Negócios em Eventos

Introdução aos Negócios em Eventos
Objetivos
• Apresentar a evolução da Gestão de Negócios em Eventos;
• Demonstrar na atualidade como o Evento pode ser uma ferramenta eficiente de marketing. • Compreender o cenário mercadológico da área de eventos e suas nuances, acompanhando sua evolução e as entidades envolvidas com o mesmo;

1. Uma breve história do cenário empresarial Brasileiro
Podemos definir o negócio de eventos em duas épocas:



Gestão de Negócios em Eventos

Universidade Anhembi Morumbi

Antes da década de 90
Nesta época, o negócio de eventos era pontual a alguns setores específicos como o setor de incentivo (Treinamento interno de funcionários), algumas feiras tradicionais
(UD, quatro Rodas...), eventos esportivos, shows internacionais e nacionais e eventos culturais.
Mas em um todo, o setor de eventos era tímido, não havia uma visão de negócios tão significativo, pois era um período onde havia uma barreira governamental para a entrada de empresas internacionais, proibição de entrada de produtos oriundos de outros países, enfim, éramos um país fechado e onde predominava o oligopólio (poucas empresas comandando um determinado setor) e o monopólio (uma única empresa dominando um segmento).
Sofríamos de uma doença chamada de entropia (olhar para dentro) organizacional, ou seja, as empresas nacionais não estavam preocupadas com o consumidor, pois não havia alternativa a não ser consumir o que era oferecido por elas.

Túnel do Tempo
Para exemplificar, antes da década de 90 tínhamos apenas 4 montadoras de veículos e 16 modelos de carros. Em outras palavras, ou você comprava um dos 16 modelos ou andava de táxi ou ônibus. O sistema de telecomunicação era estatal, havia o protecionismo à informática, tanto que os possuidores de micros eram considerados abastados, pois eram possuidores de produtos contrabandeados, pagos em dólares.



Gestão de Negócios em Eventos

Universidade Anhembi Morumbi

2. O mercado sofrendo

Relacionados