Adm tgo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. AS CINCO FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO SEGUNDO FAYOL




Para Henry Fayol, teórico e estudioso da administração, as cinco funções da administração são: Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Por questão de comodidade e utilizando-se de releituras feitas por autores da atualidade, iremos adotar apenas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar. Destaforma as funções comandar e coordenar tornam-se a tarefa de dirigir.
Apenas para preservar o conteúdo da obra original, a tarefa de comandar é originalmente definida como o ato de orientar e dirigir o pessoal, hoje é denominado direção. Já a tarefa de coordenar é originalmente definida como ato de ligar, unir, harmonizar todos os esforços da empresa em torno de seu objetivo, é hojedenominado execução.
A tarefa de planejar, apesar de ser algo do nosso contidiano, não é uma das tarefas mais fáceis. O ato de planejar consiste em definir aquilo que será feito, como e quando será executado. O que você vai precisar planejar nos próximos dias? Se ainda não sabe como fazer, tente responder as questões a seguir: O que? Como? Quando?
Organizar é uma tarefa interessante,consiste basicamente na divisão do trabalho e na atribuição de tarefas. Para saber como fazer basta olhar mais profundamente para sua equipe de trabalho, saber quais são as qualidades e defeitos de cada um. Isso lhe ajudará saber se aquele membro da equipe será capaz de executar a tarefa. Divida as tarefas mantendo aquelas que são semelhantes ou complementares juntas. Em seguida, atribua essegrupo de tarefas àquele membro da equipe que tiver mais facilidade de desempenhá-la.
O ato de dirigir significa orientar como fazer. Sempre encontramos situações inéditas, mesmo para tarefas do nosso cotidiano. O administrador não pode atribuir tarefas sem dar condições do membro da equipe desempenhá-la. Pode ser que você não domine determinada tecnologia ou assunto, mas é necessárioorientar como você quer que o produto final fique. Tenha paciência com seu subordinado, apenas dirigindo-o da maneira adequada ele conseguirá entender o que deseja, e poderá, assim, fazer a tarefa da forma esperada.
Uma parte que muitos negligenciam é o Controle das tarefas. É muito fácil, planejar, fazer executar, obter resultados e não controlá-los durante o processo de execução. Quando elessão positivos, maravilha! Todos ficam alegres. Mas quando o resultado é negativo, logo surgem vários culpados.
É a tarefa do administrador controlar os resultados durante todo o processo para saber se as metas e os objetivos estão sendo obtidos como esperado. Se o administrador deixar essa tarefa para o final, não terá mais tempo para reverter a situação. E depois do fracasso, não adiantamais reclamar.
















































2. TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO




O termo Teoria Neoclássica, pode ser considerado impróprio para alguns. Os principais autores são: Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O’Donnell, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry,Morris Hurley, Louis Allen.
A Teoria Neoclássica da Administração surgiu em um momento de profundas mudanças e transformações no mundo das organizações. Surgiu da necessidade de se utilizar conceitos relevantes da Teoria Clássica, devidamente atualizados e desprovidos de exageros e generalizações, mesclados com conceitos de teorias administrativas mais recentes. A escola Neoclássica é marcadapelas seguintes características: ênfase na prática da Administração; reafirmação relativa dos postulados clássicos; ênfase nos princípios gerais da Administração; ênfase nos objetivos e resultados; teoria eclética.
A Teoria Neoclássica considera a Administração uma técnica social, no qual o administrador, além de conhecimentos técnicos deve ser capaz de coordenar as atividades grupais,...
tracking img