Adm publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Com relação à administração pública indireta é INCORRETO afirmar que: a) sociedades de economia mista são sociedades anônimas cujas ações pertencem ao Estado e a particulares, que se associam na exploração de atividades econômicas de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços; b) depende de lei específica a criação das sociedades de economia mista, empresas públicas,autarquias e fundações públicas; c) as autarquias são pessoas jurídicas de direito público cujos objetivos são exclusivamente administrativos ou de gestão de serviços públicos específicos; d) a área de atuação das fundações públicas é definida em lei complementar; e) não respondida. 2. As fundações públicas são entidades da administração direta. Essa afirmação é: a) correta. b) errada, pois asfundações são órgãos da administração direta. c) errada, porque as fundações são entidades da administração indireta. d) errada, pois as fundações não integram a administração pública e sim a administração privada do Parte superior do formulário 3. É certo que as autarquias a) são pessoas jurídicas de Direito Privado, sujeitas ao controle finalístico de sua administração, pelo órgão instituidor. b) integrama administração direta da União, não estando sujeitas ao controle hierárquico do órgão que as criou. c) são pessoas jurídicas de Direito Público, de natureza meramente administrativa, criadas por lei específica, com personalidade jurídica e patrimônio próprio. d) têm por finalidade a exploração de atividade econômica por força de contingência ou de conveniência administrativa, com subordinaçãohierárquica ao órgão da administração indireta que a criou. e) são constituídas sob a forma de sociedade anônima e sob o controle majoritário da União ou de outra entidade da administração direta ou indireta Federal.

4. Assinale, entre as hipóteses abaixo, aquela que corresponde à competência legislativa do Congresso Nacional, prevista na Constituição Federal, sobre a organização administrativado Poder Executivo. a) Criação, extinção e atribuições de órgãos da Administração Pública. b) Criação e extinção de Ministérios e órgãos da Administração Pública. c) Criação e extinção de órgãos da Administração Direta. d) Criação, extinção e atribuições de Ministérios, órgãos e entidades da Administração Pública. e) Criação e extinção de órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta. 5.Assinale, entre as hipóteses abaixo, aquela que corresponde à competência legislativa do Congresso Nacional, prevista na Constituição Federal, sobre a organização administrativa do Poder Executivo. a) Criação, extinção e atribuições de órgãos da Administração Pública. b) Criação, extinção e atribuições de Ministérios, órgãos e entidades da Administração Pública. c) Criação e extinção de órgãos daAdministração Direta d) Criação e extinção de Ministérios e órgãos da Administração Pública. e) Criação e extinção de órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta. 6. No contexto da Administração Pública Federal, o que distingue e/ou assemelha os órgãos da Administração Direta em relação às entidades da Administração Indireta, é que a) os primeiros integram a estrutura orgânica da União eas outras não. b) os primeiros são dotados de personalidade jurídica de direito público, as outras são de direito privado. c) são todos dotados de personalidade jurídica de direito público. d) são todos dotados de personalidade jurídica de direito privado. e) todos integram a estrutura orgânica da União. 7. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é considerada a) pessoa jurídica de direitoprivado. b) pessoa jurídica de direito público interno de administração indireta. c) associação.

d) sociedade simples. e) pessoa jurídica de direito público interno de administração direta. 8. O Banco Central do Brasil é a) um órgão autônomo da Administração Direta Federal. b) um órgão do Ministério da Fazenda. c) um órgão subordinado à Presidência da República. d) uma entidade da Administração...
tracking img