Adm novos tempos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração nos Novos Tempos

Sumário
Parte I - Introdução à Moderna Administração
1. Natureza e Desafios Atuais da Administração
2. Visão Histórica da Administração

Parte II - A Administração do Século XXI
3. O Ambiente das Organizações
4. Administração em um Contexto Globalizado, Dinâmico e Competitivo
5. Inventando e Reinventando as Organizações
6. A Cultura Organizacional

Parte III -Planejamento
7. Fundamentos do Planejamento
8. Formulação de Objetivos
9. Tomada de Decisão

Parte IV - Organização
10. Fundamentos da Organização
11. Desenho Departamental
12. Desenho Organizacional

Parte V - Direção
13. Fundamentos da Direção
14. Comunicação e Negociação nas Organizações
15. Liderança nas Organizações
16. Motivação nas Organizações

Parte VI - Controle
17. Fundamentos do ControleParte VII - Assuntos Emergentes
18. Qualidade e Produtividade
19. Administração Estratégica

Administração – evolução, situação atual e perspectivas [*]
 
Luiz Tatto**

I – Introdução
 
O ensino de Administração e, a sua prática no mundo das organizações sempre esteve associado a idéia-força de melhorar o desempenho através do treinamento sistemático.
 
Nada mais simples de entender e nadamais complexo para ser colocado em prática efetiva.
 
Simples, porque as organizações – grandes ou pequenas, públicas ou privadas, lucrativas ou não lucrativas – são na essência associações de pessoas, agindo predominantemente de acordo com suas experiências, percepções e motivações, que carecem por isso de uma certa identidade de propósitos e intenções para que seus esforços produzam resultadosprevisíveis e desejáveis. O que pode ser obtido através de treinamento, nas suas mais variadas formas.
 
Complexo, no entanto, porque é meio vaga a idéia do que seja uma organização eficiente, dotado das características positivas, resultantes de consenso e aprovação.
 
Adicionalmente, é necessário considerar que as profissões como forma operacional de atuação no contexto de uma sociedade, aparecem ese desenvolvem em consequência de sua utilidade social. O Administrador é ou, deve ser para as organizações, o que representa o Médico para a saúde de cada um de nós.
 
Nesse particular, qual seria o respaldo e a proposta profissional da Administração? Qual o grau de internalização pela sociedade brasileira em particular e outras em escala global que passarão a incorporar novas demandas face anovos e complexos cenários emergentes? De valores como eficiência, inovação, ética, racionalidade na aplicação de recursos e na obtenção de resultados que formam a base valorativa da Administração? Qual a importância e a receptividade dadas, em nossa sociedade, ao Administrador como especialista na promoção daqueles valores maximizantes de recursos naturais, humanos e especializados?
 
Essasquestões e indagações encerram, a um só tempo, as dificuldades e o destaque da Administração, como uma das mais importantes áreas de estudos que foi no final do século passado recente e neste novo século e milênio que se inicia. Tanto, pelo número cada vez maior de pessoas, em todos os países, que com a Administração vem se envolvendo, como pelo rítmo crescente e constante com que se vai descobrindo econstatando que, em qualquer forma de associação humana, só existe um talento capaz de transformar propostas em fatos concretos, países e regiões subdesenvolvidas em sociedades afluentes, ideais de liberdade, em instituições permanentes: o talento de natureza empreendedora e gerencial próprio do administrador.
 
É natural, portanto que, a preocupação com o ensino de Administração tenha aparecidomuito cedo na história de quase todos os países. Embora, cada um tenha cumprido uma evolução própria, até alcançar as soluções compatíveis com suas necessidades. Algumas soluções mundialmente conhecidas, seguidas e celebradas.
 
As Três Eras da Administração do Século XX
 
Era Clássica1900 – 1950 | . Inicio da Industrialização. Estabilidade. Pouca mudança. Previsibilidade. Regularidade e certeza...
tracking img