Adm materiais e logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões

1. Como o domínio da tecnologia pode tornar-se importante fator de produção?
A tecnologia é um recurso que vem ganhando importância a cada dia. As tecnologias mais avançadas produzem um diferencial em relação às anteriores, normalmente traduzindo em menores custos, ou outro diferencial que passa ser transformado em algum tipo de vantagem econômica, como maior lucro.2. O que são bens de capital?
Por transmitirem a ideia de que são capazes de gerar produtos e serviços e, portanto, produzir riquezas, os bens são muitas vezes considerados como sinônimo de recurso. Assim, um automóvel, considerado como bem móvel, pode ser utilizado como valor econômico, e como tal é um recurso.

3. Por que a gestão de informação assume um papel cada vez maisestratégico em todas as organizações?
Hoje nós vivemos na era da informação, a evolução dos computadores, decorrentes do desenvolvimento de microprocessadores cada vez mais potentes fez com que a gestão do fluxo de informações passa a ser mais importante para a gestão dos bens como estoque e instalações. A gestão passa a ter um caráter estratégico na obtenção de vantagem competitiva, objetivofinal de toda organização, a melhoria da eficácia da utilização da informação passa a ser preocupação de todos os colaboradores e não somente dos gerentes e dos técnicos em informática.

4. Qual a diferença entre Just in time e Kanban? Explique com detalhe.
Just in Time é um sistema de produção cujo princípio determina que nada deve ser comprado, produzido ou entregue antes da horaexata, sob pena de estar sendo gerado desperdício. E Kanban é uma forma visual de controlar a produção e os estoques da empresa. Ao invés de se utilizar listas de produção extraídas do MRP ou listas de pendências de vendas, a fabricação é controlada por sinais visuais. Mas aplicar os princípios do Just in Time em uma operação industrial vai muito além da gestão visual da produção.

5. Por que afunção Compras assume papel tão importante no atual contexto das empresas?
Hoje a função Compras é vista como parte do processo de logística das empresas, ou seja, como parte integrante da cadeia de suprimentos (Supply Chain). Por isso muitas empresas passaram a usar a denominação gerenciamento da cadeia de suprimentos.

6. O que é EDI? No que ele difere do e-mail, como forma decomprar?
EDI Significa Eletronic Data Interchange, tecnologia para transmissão de dados eletronicamente. Por meio da utilização de um computador, acoplado a um modem e a uma linha telefônica e com um software específico para comunicação e tradução dos documentos eletrônicos, o computador do cliente é ligado diretamente ao computador do fornecedor, independente dos hardwares e softwares emutilização. As ordens ou pedidos de compra, como também outros documentos padronizados, são enviados sem a utilização de papel. Os dados são compactados para maior rapidez na transmissão e diminuição de custos, criptografados e acessados somente por uma senha especial. A diferença do sistema EDI do e-mail como forma de comprar é que o e-mail é também uma troca de informações mais simples. E o EDI é umsistema que trás o cliente para dentro da empresa, possibilitando que o mesmo, além de acompanhar o seu pedido, pode pedir a liberação do produto.

7. Quais as vantagens de estabelecer um código de ética na empresa?
Abordar a questão mais na sua forma operacional, entendendo que o assunto deva ser resolvido pelo estabelecimento de regras de conduta devidamente estabelecida,divulgadas, conhecidas e praticadas por todos os envolvidos, procurando fixar limites claros entre o “legal” e o “moral”. Assim os aspectos legais e morais são extremamente importantes para aqueles que atuam em Compras, fazendo com que muitas empresas estabeleçam um “código de conduta ética” para todos os seus colaboradores.

8. O que significa sinal de demanda? Como se dá o sinal de demanda para...
tracking img