Adm-japonesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO JAPONESA
INTRODUÇÃO
A administração japonesa é classificada como um modelo de gestão que tem como base a participação direta dos funcionários, mais especificamente voltada para a eficiência no desempenho das tarefas.
O Japão, após a derrota na Segunda Guerra Mundial, encontrava-se completamente destruído e, decorridos apenas vinte e cinco anos do pós-guerra, o país já começava ase destacar no mercado internacional através de seus produtos baratos e de excelente qualidade, ameaçando a supremacia industrial de alguns setores dominados pelos EUA, dentre eles os de eletrodomésticos e automobilísticos.
Verificando a história do processo de industrialização do Japão, constatamos que o país aproveitou a tecnologia desenvolvida pelos países ocidentais, em particular os EUA eAlemanha, desde antes da Primeira Guerra Mundial até o fim da Segunda Guerra, quando se iniciou o processo de reconstrução promovido pelos EUA. Mas podemos afirmar que utilização de tecnologia e incentivos Norte Americanos, com certeza, não foram os ingredientes de sucesso japonês. O êxito oriental pode ser creditado ao desenvolvimento de técnicas próprias perfeitamente inseridas numa culturapeculiar fundamentada sobre valores como benevolência, adequação, sabedoria e obdiência.
ORIGENS
O princípio do processo de modernização do Japão deu-se aproximadamente em 1.868 com o início da industrialização. Porém, a eficiência japonesa pode ser atrelada a sua filosofia e valores culturais oriundas de épocas mais distantes.
No entanto, somente após a derrota na Segunda Guerra, o Japão ganhounotoriedade e se tornou referência para os outros países, utilizando tecnologia similar à concorrência, mas adotando um estilo de administração muito particular.
O SISTEMA JAPONÊS DE AMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
A administração japonesa surgiu no chão de fábrica e utilizou duas filosofias básicas, MUDA e KAIZEN.
MUDA – evitar qualquer tipo de desperdício (sejam eles matéria-prima, tempo, recursoshumanos, etc.).
KAIZEN – promover a melhoria contínua (não somente em relação ao trabalho, mas no âmbito pessoal, familiar e social).
O sistema Japonês de administração, tal como é conhecido hoje, surgiu na TOYOTA MOTOR CO, em meados de 1.950 tendo como seu principal idealizador o engenheiro Taiichi Ohno. Daí decorre as outras duas nomenclaturas do método: SITEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO ou OHNOÍSMO.PRINCIPAIS CONCEITOS DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO:
JUST-IN-TIME - é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. É aplicado em uma organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. Conhecido também como produção enxuta.
KANBAN – o sistema Kanban é usualmente composto por quadros e cartões visuais queauxiliam o planejamento da produção e o controle de estoques. De acordo com a quantidade de cartões disponíveis nos quadros, são tomadas as decisões de priorização da produção, setup de máquinas e até mesmo de paradas de linha para manutenção. O Sistema Kanban pode ser composto apenas por Kanbans de Produção ou por Kanbans de Produção + Kanbans de Movimentação.
Além do JUST-INTIME e KANBAN, osistema Toyota incorporou os conceitos de Muda e KAIZEN ao seu processo de produção.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO JAPONESA
Administração Participativa – os funcionários se envolvem nos processos decisórios e tem participação nos resultados.
Ênfase no Planejamento Estratégico - é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e parasua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.
Visão Sistêmica - é a forma de entender a organização como um “todo”, ou seja, um sistema integrado inclusive à sociedade. Justamente por ser um sistema integrado, o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as suas partes interessadas.
Supremacia do...
tracking img