Adm glossario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 265 (66129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Glossário de Termos Técnicas de Administração
Organizador: Prof. Adm. Mário Jorge da Silva

Este glossário é uma síntese de vários livros e dicionários citados na bibliografia, para uso restrito e exclusivo em sala de aula. A sua utilização é apenas para estimular os alunos a adquirirem os exemplares dos autores mencionados na bibliografia.

ADMINISTRAÇÃO

GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS DEADMINISTRAÇÃO

2

ORGANIZADOR: Prof. Adm. Mário Jorge da Silva

GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS DE ADMINISTRAÇÃO

3

APRESENTAÇÃO

Promovi a elaboração deste “Glossário de Termos Técnicos de Administração” para ajudar nossos alunos do Curso de Administração da FAMETRO absorverem com maior facilidade as aulas ministradas por nossos professores. O trabalho de elaboração deste glossário foi desenvolvido aolongo do ano de 2008 e revisado em 2012, foi feito com a ajuda de livros especializados, dicionários específicos e profissionais da área. Finalmente, receberei com interesse quaisquer críticas, observações e sugestões dos usuários deste Glossário para que o mesmo possa ser ampliado, atualizado e melhorado.

Manaus, janeiro 2013

Prof. Adm. Mário Jorge da Silva

ORGANIZADOR: Prof. Adm. Mário Jorgeda Silva

GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS DE ADMINISTRAÇÃO

4

ORGANIZADOR: Prof. Adm. Mário Jorge da Silva

GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS DE ADMINISTRAÇÃO

5

A
ABANDONO DE EMPREGO: ato de deixar de comparecer ao trabalho, sem justa causa, por prazo superior ao admitido pela legislação, o qual, no Brasil, é de trinta dias consecutivos, permitindo ao empregador rescindir o contrato de trabalho porjusta causa. Não há necessidade de se notificar o empregado sobre o abandono, mas é prudente que o seja feito, de preferência por meio de carta registrada, solicitando sua volta imediata sob pena de ser demitido por justa causa. ABONO DE FÉRIAS: pagamento em dinheiro ao empregado, assegurado pela legislação, no valor de um terço do salário relativo ao período de férias a que tem direito. Odireito do empregado às férias se dá após o chamado período aquisitivo desse direito. Após cumprir 12 meses do contrato de trabalho, o empregado ganha o direito de gozar trinta dias de férias remuneradas, podendo, por opção do empregado, ser reduzidas há vinte dias, com o recebimento dos outros dez dias em dinheiro, conforme o art. 143 da CLT. A lei estabelece que o aludido abono deve ser requeridoaté quinze dias antes do término do período aquisitivo. Muitas empresas dispensam este prazo. As férias são remuneradas com um abono de um terço do salário normal, conforme dispositivo constitucional (art. 7º XVII). Este abono não tem vinculação com o recebimento em dinheiro dos dez dias não gozados pelo empregado. Assim, se ele decide receber dez dias em dinheiro, recebe dois terços do salário alémda sua remuneração normal. V. Férias, Período aquisitivo e Período concessivo. ABORDAGEM DESCRITIVA E EXPLICATIVA: é o enfoque que se preocupa em descrever e explicar os fenômenos organizacionais, sem a preocupação de estabelecer regras ou princípios gerais de aplicação. ABORDAGEM PRESCRITIVA E NORMATIVA: é o enfoque que se preocupa em estabelecer regras ou princípios gerais de aplicação comoreceituários para o administrador. ABORDAGEM SOCIOTÉCNICA: é uma corrente baseada na Teoria de Sistemas que considera as organizações um conjunto integrado envolvendo um subsistema social (pessoas) e um subsistema técnico (tecnologias, máquinas, equipamentos etc). ABSENTEÍSMO: ausência do trabalho, em desacordo com o estipulado no contrato, em princípio, mas não obrigatoriamente, sem uma razãolegítima que a justifique. O absenteísmo é medido, muitas vezes, pelo quociente entre o total de horas não trabalhadas no período e o total de horas contratadas para o mesmo período. O absenteísmo mede o período perdido de trabalho. AÇÃO ADMINISTRATIVA: é a ênfase nos aspectos práticos e utilizáveis, visando o alcance de resultados concretos. Segundo esta visão, a teoria somente tem valor quando...
tracking img