Adm financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Capital de Giro bruto é a soma, em valor financeiro, das quantias que uma empresa mantém em disponíveis (dinheiro em cofres, contas bancárias e aplicações financeiras), em estoques e em recebíveis(contas a receber dos clientes). Esses itens são necessários na operação das empresas e têm movimentação constante.
De um modo amplo, o Capital de Giro bruto é considerado como o próprio AtivoCirculante, que pode envolver, além das contas já citadas, diversas outras, como impostos a recuperar, impostos diferidos, adiantamentos a fornecedores, entre outras. O Capital de Giro Líquido (CGL) é adiferença entre Ativo Circulante e Passivo Circulante.



O Capital de Giro Líquido de qualquer empresa é formado de Ativos Circulantes menos os Passivos Circulantes.
São Ativos Circulantes asrubricas de Caixa, Bancos, Aplicações Financeiras, Duplicatas, Contas a Receber e Estoques. Em uma indústria, estes últimos são compostos pelas Matérias Primas e Materiais, Produtos em Processo eProdutos Acabados.

Capital de Giro Líquido (CGL)
Todos os ativos de uma empresa são financiados por recursos (fontes) representados no passivo. Os recursos do acionista no patrimônio líquido, e osrecursos de terceiros de curto e de longo prazo representados no exigível a curto e no exigível a longo prazo. Aos recursos que se originam de terceiros e são exigíveis (têm que ser pagos até umadeterminada data) em até um ano, convencionou-se chamar de passivo circulante.
Deste modo, dá-se o nome de capital de giro líquido à diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante, e este representaem que medida o passivo circulante financia o capital de giro (ativo circulante).




o capital de giro próprio, ou capital circulante líquido, é interpretado como a quantidade de recursospróprios que a empresa aplica em seu ativo circulante, ou seja, é a diferença positiva entre o ativo circulante e o passivo circulante. Tal indicador mede a capacidade da empresa em curto prazo....
tracking img