Adm financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

O presente trabalho pretende dar uma visão geral sobre a gestão financeira, procurando explicar o objetivo da maximização do valor da empresa referindo ainda os mais importantes conceitos relacionados com as trocas de valores (econômicos e financeiros) da empresa, como se organiza a função financeira na empresa e anunciando os principais documentos contabilísticos para análise dasituação financeira da empresa.
Gerir é procurar a otimização, implementando as competências e os meios humanos, técnicos e financeiros, com vista a atingir os objetivos fixados.
Devido a esta necessidade surge a gestão financeira nas empresas na qual se concentra sobre o estudo das decisões financeiras necessárias às empresas, ocupando sempre um lugar privilegiado na sua gestão, porque dizrespeito á sua política geral: o seu nascimento, crescimento e autonomia.
Numa economia de mercado, baseada nas trocas, é sob forma monetária que aparecem ligações entre os agentes econômicos.
A gestão financeira procura combinar recursos dentro da empresa quer através dos acionistas, quer através de financiamentos que deverão ser investidos num processo de produção e troca que liberte um excedente(lucro).

2 OS CONCEITOS DE GESTÃO, ANÁLISE E FUNÇÃO FINANCEIRA

2.1 A Função Financeira

A função financeira reporta-se através de valores que a empresa realiza com o exterior e internamente. A empresa integra nas suas funções a de adquirir bens e serviços, a de produzir ou de transformar e adequar à venda e a de vender bens ou prestar serviços a outros sujeitos econômicos.
Para que aempresa se mantenha em atividade, isto é, para que compre, produza, venda, ou simplesmente troque, carece de meios ou recursos financeiros. A função financeira trata de os obter, procurando assegurar que a soma dos resultados obtidos seja o mais elevado possível.
Para além do lucro imediato, à que pensar nos lucros futuros; para isso a empresa deve procurar manter o seu capital e desenvolver-se.
Agestão financeira classificada pela política e pela estratégia financeira, visa:
* Alimentar a empresa de disponibilidades quando necessário;
* Assegurar a melhor situação dos recursos financeiros da empresa;
* Controlar para que nenhum bem seja inutilizado ou mal utilizado;
* Otimizar a rotação dos recursos e das aplicações.

2.2. A Gestão Financeira

A razão mais importantepela gestão financeira em qualquer organização é de assegurar que a empresa saiba de quanto dinheiro vai necessitar, como obter o dinheiro de que necessita e como deve empregar esse dinheiro para alcançar os seus objetivos de forma ética, responsável e sustentável. É impossível uma organização sobreviver sem uma gestão financeira apropriada.
Um elemento importante a lembrar é que, a menos que aorganização empregue os seus recursos financeiros de forma aberta e responsável, a probabilidade de receber dinheiro dos doadores é nula. Os doadores querem estar seguros que o dinheiro deles está a ser bem empregue e, para este fim, a organização que recebe o financiamento deve estar dotada de uma forte gestão financeira.
Estruturas fortes de gestão financeira facilitam a prestação de contas porparte da organização perante os doadores, o que, por sua vez, instala confiança nos doadores a respeito da gestão da organização. É lógico que os doadores preferem dar dinheiro a organizações em que têm confiança do que àquelas em que não confiam.
A gestão financeira trata-se de uma tarefa e responsabilidade que junta o passado, o presente e o futuro. Em primeiro lugar, uma boa gestão financeiraexige que seja mantido um registro de todo o dinheiro que a sua organização já recebeu ou gastou (o passado).
Segundo, há que controlar o dinheiro na posse da organização (o presente) e, por último, a gestão financeira ajuda-o a tomar decisões acerca do futuro da organização.
Uma boa gestão financeira ajuda a direção da organização a planejar para o futuro, uma vez que indica quanto dinheiro tem...
tracking img