Adm financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modulo 1 – Administração Financeira: Ambiente e Análise Financeira
Parte A - Questões

(Pág. 8) 1.1 - O que são finanças? Explique como essa área afeta a vida de todas as pessoas e organizações.
Resp.: Finanças é a gestão do dinheiro, quase todos utilizam finanças, indivíduos e organizações que utilizam este dinheiro de maneiras como recebimento, gastos, transferência e investimentos. Aspessoas podem se beneficiar se tiverem um bom conhecimento em finanças, pois podem tomar melhores decisões no uso de seu dinheiro, e para quem trabalha no ramo, é essencial, porque poderão interagir com mais eficácia com o pessoal, processos e procedimentos do capo financeiro.

(Pág. 8) 1.2 - O que vem a ser a área de serviços financeiros? Descreva o campo da administração financeira.
Resp.: É aárea que se preocupa com o desenvolvimento e a entrega de serviços de assessoramento e produtos financeiros. Envolve uma gama de oportunidades diversas e interessantes de carreira em serviços bancários, planejamento pessoal, investimentos, imóveis e seguros. A administração financeira preocupa-se com o administrador financeiro dentro da empresa, que devem gerir ativamente os assuntos financeiros dequalquer empresa sendo elas financeiras ou não, seu papel é o planejamento financeiro, concessão de crédito a clientes, avaliação de projetos de investimentos e captação de fundos para financiar operações da empresa.
(Pág. 9) 1.6 - Por que o estudo da administração financeira é tão importante, independente da área específica de atuação de um executivo em uma empresa?
Resp.: Porque todos dentrode uma empresa trabalham com o pessoal do financeiro, justificando todas as necessidades de sua área especifica (orçamentos, necessidade de mão-de-obra, propostas, planejamentos, etc.), os administradores que tiverem um bom conhecimento na área financeira, poderão debater melhor sobre os recursos que necessitam para atingir seus objetivos.

(pág. 11) 1.7 - Quais são as atividades financeiras dotesoureiro, ou administrador financeiro, em uma empresa madura?
Resp.: Ele responsável pela gestão de atividades financeiras, como planejamento financeiro e captação de fundos, tomado de decisões de investimento, gestão de caixa, gestão de atividades de crédito, gestão do fundo de pensão e administração da área de câmbio.

(pág. 11) 1.8 - Qual é o princípio econômico básico usado naadministração financeira?
Resp.: Os administradores devem compreender o arcabouço econômico e estar atentos para as consequências de variação de níveis de atividades econômicas e mudanças de políticas econômicas.

(pág. 11) 1.9 - Quais são as principais diferenças entre contabilidade e finanças no que se refere a fluxos de caixa e tomada de decisões.
Resp.: Em fluxos de caixa, os contadores preparamdemonstrações financeiras que reconhecem as receitas no momento da venda e reconhecem despesas quando são realizadas, o administrador usa o regime de caixa para reconhecer as receitas e despesas somente no que diz respeito às entradas e saídas efetivas. Na tomada de decisões os contadores dedicam maior parte de sua atenção à coleta e à apresentação de dados financeiros, enquanto os administradores alémde avaliares as demonstrações contábeis, produzem dados adicionais e tomam decisões com base na sua avaliação dos retornos e riscos correspondentes.

(pág. 11) 1.10 - Quais são as duas atividades básicas do administrador financeiro relacionadas ao balanço da empresa?
Resp.: Tomada de decisões de investimento, que determinam tanto a composição quanto os tipos de ativos da empresa. Financiamentoque determinam a composição quanto os tipos de recursos financeiros utilizados pela empresa.

(pág. 18) 1.11 - Quais são os três motivos básicos para a maximização de lucro ser incompatível com a maximização da riqueza?
Resp.: Distribuição de resultados no tempo, fluxos de caixa disponíveis aos acionistas e o risco.

(pág. 18) 1.12 - O que é risco? Por que tanto o risco como o retorno...
tracking img