ADM_ FGV

2641 palavras 11 páginas
Um mercado mundial é conseqüência do primado unificador da tecnologia, derrubando fronteiras nacionais e proporcionando um novo discurso que ultrapassa interesses meramente regionais. Os problemas passam a ser pensados em escala mundial, ficando o Estado-Nação em xeque e a gravitação dos novos interesses pairando em torno de blocos econômicos.
As empresas, por seu lado, deparam-se com a necessidade de competir globalmente e introduzir, em seus modelos de gestão, novas filosofias empresariais para agirem localmente, conquistando vantagens competitivas. A evolução do processo de planejamento estratégico está relacionada ao ritmo acelerado das transformações que ocorrem em nosso ambiente.
Em Introdução à Administração Estratégica, analisaremos, inicialmente, as características fundamentais do novo paradigma de planejamento, que corresponde à era da administração estratégica competitiva, identificando as principais fases relacionadas a essa evolução

UNIDADE 1- CONCEPCÃO DE PLANEJAMENTO

A evolução do processo de administração estratégica está relacionada ao ritmo acelerado das transformações que ocorrem em nosso contexto.

Até a década de 50, o ritmo dessas transformações – tanto na sociedade em geral quanto no mundo dos negócios – era relativamente lento e uniforme.

A partir dos anos 50, os critérios da administração científica e do profissionalismo nos negócios superaram a visão empírica e romântica da gestão.

Cada uma das fases da evolução do planejamento estratégico engloba e complementa a anterior, de forma que, na evolução da teoria administrativa, corrigem-se os aspectos que poderiam estar limitando ou distorcendo seu conjunto.

No curso dessa evolução, inaugura-se um novo paradigma – a era da gestão estratégica e competitiva.

Anos 50

Características principais:

Orçamento anual controle financeiro administraçao por objetivos

Sistema de valores: Cumprir orçamento

Problemas: promover a miopia(Visão não muito clara sobre

Relacionados