Adm estrategica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração

Estratégica

O presente trabalho visa discutir o Modelo Delta, uma nova abordagem das estratégias em unidades de negócios, complementar às estratégias genéricas de PORTER (1989), num contexto de mudanças rápidas, onde o avanço da globalização e o acirramento da competição estão desafiando os modelos teóricos consolidados, o trabalho está estruturado em 5 partes.
1-Introdução: apresenta-se o assunto e a necessidade de formulação de estratégias considerando-se novas variáveis e fatores além daqueles que têm sido adotados por autores e executivos, como exemplo destas mudanças o trabalho vem mostrando o caso da Microsoft que tem a liderança no mercado, mas os especialistas em informática afirmam que é a Apple que detém o melhor conjunto de benefícios diferenciais. Aestratégia da Microsoft não pode ser caracterizada como de baixo custo, nem de diferenciação. Esse é um exemplo demonstrativo de que nem sempre o melhor produto (bem ou serviço) vence, e aponta para uma limitação das estratégias genéricas de competição de PORTER (1989). O sucesso depende de novas regras de competição, Torna-se imprescindível, portanto, que as estratégias agreguem valor para osconsumidores, caso contrário, elas serão caminhos curtos e diretos que levarão as empresas ao fracasso e para tentar minimizar estes novos desafios do mercado o objetivo deste trabalho é discutir o Modelo Delta (HAX e WILDE II, 2001), uma nova abordagem das estratégias em unidades de negócios, complementar às estratégias genéricas de PORTER (1989), num contexto de mudanças rápidas, onde o avanço daglobalização e o acirramento da competição estão desafiando os modelos teóricos consolidados.
2- Evolução do Pensamento Estratégico: as idéias defendidas por pesquisadores respeitados no campo da estratégia e os principais conceitos características neste ponto do trabalho vem a explicando que pensamento estratégico é a busca meios para desenvolver estratégias para as atividades e movimentos decompetição e expansão da empresa, num horizonte de planejamento definido, citando idéias e conceitos de PORTER(1985; 1989; 1993; 1999) analisa 5 agentes compradores, concorrentes, fornecedores, novos entrantes produtos substitutos e 5 forças poder de barganha do comprador, poder de barganha do fornecedor, rivalidade entre concorrentes, ameaça dos novos entrantes e ameaça dos produtos substitutos. A visãopredominante de é a de economia do produto, isto é, o foco o produto e o ator central é o concorrente, que precisa ser dominado.OHMAE (1998) trataram dos aspectos normativos com uma visão de fora para dentro, isto é, voltados para os aspectos do ambiente externo à empresa que influem nas estratégias. PRAHALAD e HAMEL (1990) A visão alternativa de dentro para fora, baseada em recursos e capacidades daempresa para definir estratégias. M1NTZBERG (1994, 2000, 2001) como crítico de PORTER (1989). Ele critica sobretudo o determinismo do seu modelo de análise da indústria e propõe a estratégia emergente, que surge como resposta às mudanças não previstas no ambiente externo e que portanto não se enquadram na abordagem de PORTER (1989). GHEMAWAT (2000) argumenta que novos agentes surgiram com acompetição globalizada. Ele amplia o modelo de PORTER (1989) com o complementador, cuja força viria a ser adotada como a 6a. O complementador não pertence ao setor, mas tem o poder de contribuir para o seu sucesso ou fracasso.TREACY e WIESERMA (1995) desenvolveram as disciplinas de valor, abordagens alternativas àquelas elaboradas por PORTER (1989). As três disciplinas de valor são: excelênciaoperacional, que busca o melhor custo total; liderança em produtos, que procura o melhor produto;e intimidade com o cliente, que desenvolve a melhor solução total.
3- Modelo Delta de HAX e WILDE II: detalhando alguns de seus aspectos mais importantes, uma discussão crítica é desenvolvida. O Modelo Delta (HAX e WILDE II, 2001) é uma nova abordagem para o desenvolvimento de estratégias de negócios....
tracking img