ADM ESTRATEGICA MERCK CONCELI

960 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
TEMA: EMPRESA MERCK

Nome: RA:
Conceli Rocha de Souza 2514200074

São Paulo/SP
2015

Questão 1
Identificar os aspectos do macroambiente ou ambiente geral que interfiram na competitividade da MERCK?

Resposta: A análise dos fatores externos do ambiente refere-se à verificação de fatores incontroláveis pela organização, eles devem ser conhecidos para possibilitar o estabelecimento das estratégias baseadas em oportunidades e/ou estratégias de defesa (para as ameaças). Para fazer a análise do Macroambiente deveremos mapear todos os ambientes tais como:

• Ambiente Econômico: Nível de renda da população em geral e do nicho de mercado, conjuntura econômica da região, do país. Conjuntura econômica internacional ou do bloco econômico do qual o novo empreendimento faz parte (no caso de empresas que dependem do mercado internacional).
• Ambiente Social: Aspectos culturais da região a ser atendida pelo novo empreendimento. Religião, costumes. Perfil da população (emigrantes provenientes de zona rural ou urbana etc.).
• Ambiente Político-Legal: Nível de estabilidade política do país ou região. Características das instituições políticas e governamentais. Aspectos legais relativos ao negócio e ao mercado. Legislação comercial e societária. Legislação da área de atuação específica do negócio.
• Ambiente Tecnológico: Perfil da solução tecnológica praticada pela concorrência no tipo de empreendimento a ser implementado. Soluções inovadoras implantadas. Pesquisa e Desenvolvimento para inovação e competitividade.
• Ambiente Natural: Aspectos ecológicos e do meio ambiente relevantes ao empreendimento.
• Ambiente Competitivo: Grau de Competitividade inerente ao mercado e à indústria.
• Análise das Ameaças e Oportunidades: Este item refere-se ao trabalho do empreendedor com relação à identificação das possíveis

Relacionados