Adm empresa estatais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |


Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ESTATAIS
Curso: Administração Publica
Professor: Francisco Duarte De Oliveira
Nome do aluno: Leonardo José Maia Silva
Data: 15/09/2011

Observações:
▪ Realize as atividades propostas e envie para o seuprofessor tutor via link Avaliação.
▪ Verifique no cronograma publicado no EVA a data limite da entrega.
▪ Acesse o Plano de ensino da disciplina publicado no EVA e conheça os critérios de avaliação adotados pelo professor tutor.

Leia com atenção o enunciado e responda as questões:
1) Assinale a alternativa que descreve sua posição quanto ao fato narrado a seguir. Após assinalar a opção, defenda-ae comente abaixo.
Alguns autores acreditam que a presença do Estado deva ficar condicionada à saúde, educação e segurança.
a) Concordo que o Estado esteja presente conforme acima descrito.
b) Concordo que o Estado esteja presente conforme acima descrito, entretanto de alguns setores estratégicos o Estado não deve abrir mão; como Energia, Petróleo, telecomunicações e estradas.
c) Não concordo comas duas anteriores, tudo deveria ser desestatizado ou privatizado.

Qual dos itens você defenderia? Quais os benefícios de sua opção? Dê embasamento à sua resposta. (3,0 pontos)

RESPOSTA 1
Defenderia o item B.
A onda neoliberal nos setores de saúde educação e segurança em todo o país têm reflexos diretos na qualidade dos serviços prestados, prejudicando trabalhadores e usuários. Assim comoalguns setores estratégicos o Estado não deve abrir mão. Há razões históricas para a manutenção do controle do Estado. Há muitos subsídios que devem ser dados para determinadas atividades. Além disso, considera-se que, por alguns setores serem monopolistas, devem ficar nas mãos do estado em vez de passar para um grupo de empresas, o que poderia não ser benéfico para a população.Enquanto uma firma competitiva é “tomadora de preço”, a firma monopolista é “fazedora de preço”.




























2) O governo brasileiro tem envidado esforços consideráveis para estabelecer as chamadas Parceiras Público-Privadas (PPPs). Recentemente, criou-se a base jurídica para sua instituição com a publicação da Lei n. 11.079/04 e os Decretos regulamentares de n° 5.385/05 e 5.411/05, queconstituíram, respectivamente, o Comitê Gestor de Parceria Público-Privadas (CGP) e o Fundo Garantidor de Parcerias Público-Privadas (FGP), a nível federal. O que isso afetará nas relações entre os entes estatais, aí incluídos as empresas públicas e sociedades de economia mista, e o particular? Justifique sua resposta. (3,0 pontos)

RESPOSTA 2

A Lei da PPP apresenta uma série de medidas paramostrar claramente o interesse da administração pública na presença do investimento privado na infra-estrutura socioeconômica do país.
A função de planejamento da logística pública não é delegada para o setor privado, uma vez que o comitê gestor (CGP) é o responsável pela seleção e hierarquização daqueles projetos de maior impacto socioeconômico para o país. Igualmente, o CGP pode priorizarprojetos com insuficientes taxas de retorno privadas, mas de elevada relevância social.
A flexibilidade nas opções de investimentos permitidos pela PPP que abrangem a infra-estrutura econômica (rodovias, ferrovias, portos, hidrovias, energia, aeroportos etc.), social (educação e saúde em estabelecimentos públicos, saneamento básico, segurança pública, habitação etc.), cultural (manutenção dopatrimônio histórico), ambiental (recuperação e/ou preservação do meio ambiente), entre alternativas. Assim, a PPP possibilita a participação do setor privado em projetos inviáveis do ponto de vista privado, visto que a administração pública assegura um desembolso integral ou parcial para viabilizar o empreendimento.
A preocupação do setor privado com o menor custo e com a eficiência da gestão, dadas...
tracking img