adm ecleisastica

534 palavras 3 páginas
1 INTRODUÇÃO

Sabemos que Administração é uma ciência social voltada para as praticas administrativas de uma organização, sabendo disso vamos ver agora como funciona a administração na igreja.

2 O QUE É ADMNISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Administração Eclesiástica é o estudo dos diversos assuntos ligados ao trabalho do pastor no que tange à sua função de líder ou administrador principal da igreja a que serve. Lembremo-nos de que a igreja é, simultaneamente, ORGANISMO e ORGANIZAÇÃO. É o povo de Deus organizado num tríplice aspecto: espiritual, social e econômico, para atender à missão para a qual Deus a constituiu. Em muitos casos, a Bíblia tem sido citada por sua demonstração de princípios administrativos. Um dos exemplos mais notórios é a linha de autoridade estabelecida por Moisés em atenção ao conselho de Jetro, seu sogro, cerca de mil e quinhentos anos antes do nascimento de Jesus Cristo. No Antigo Testamento, há ainda muitos outros exemplos de organização e técnica administrativa, como a administração de José, do Egito, a reconstrução de Jerusalém por Esdras e Neemias, etc.

2.1 A IGREJA COMO ORGANISMO

A igreja enquanto Corpo de Cristo é um organismo vivo que produz vida, dinâmico e que se automutiplica. Alguns teólogos definem este ponto da seguinte forma: “A Igreja é o corpo místico de Cristo, do qual Ele é a cabeça viva e do qual os crentes regenerados são os membros”. A Igreja assim considerada na qualidade de organismo é segundo Atos 15:14 “um povo para o seu nome”, o qual Deus está atualmente tirando dentre os gentios. Esta igreja-organismo inclui todos os crentes cristãos autênticos, chamados de todas as nações. Inclui todos os salvos em todas as épocas e lugares do planeta, estejam vivos ou mortos.

2.2 A IGREJA COMO ORGANIZAÇÃO Como organização ela expressa sua natureza física.
Quando Jesus esteve entre os homens Ele formou discípulos e dentre os

Relacionados