Adm desenho org

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenho Organização- Capítulo 10

1.1 Diferenciação do desenho organizacional, causas e conseqüências.

A função de organização no nível institucional trata a empresa em sua totalidade, isto é, como um sistema aberto e integrado.
Definição: O desenho organizacional corresponde a um conjunto complexo de cargos, tarefas, relacionamento e responsabilidade que não são imutáveis e têmseu comportamento influenciado por variáveis técnicas, individuais, sociais e organizacionais devem partir das:
Processos de Decisões
Define decisões como escolhas que procuram resolver problemas e aproveitar oportunidades.

Ambiente Geral
As decisões tomadas nesse ambiente são extremamente importantes, pois afeta direta ou indiretamente toda a organização.Ambiente Tarefa
É um segmento do ambiente geral do qual extrai a suas entradas e deposita suas saída.

Diferenciação do Desenho Organizacional
Refere-se a divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas ou em camadas de nível heirarquicos . A diferenciação pode ser feita de dois sentidos:

Horizontal: desdobramento em departamento ou divisões peladepartamentalização.
Vertical: desdobramento em níveis hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridade.

Quanto maior é a complexibilidade das atividades requeridas pelo ambiente externo e quanto maior a diversidade das tarefas executadas internamente, tanto maior deverá ser a diferenciação dentro da organização. E quanto maior a diferenciação, tanto maior será aheterogeneidade dentro da organização. Isto significa que quanto maior a variedade de produtos e serviços produzidos no interior da organização. E quanto maior a diferenciação, tanto maior será a heterogeneidade dentro da organização pelo fato de acarretar maior número de departamentos e de níveis hierárquicos. A diferenciação é responsável pela complexibilidade organizacional, pois, quando há muitos níveishierarquicos e muitos departamentos diferentes, tornam-se necessários em vários esquemas de integração e entrosamento para coordenar o funcionamento e obter harmonia na totalidade, isso impõe esquemas adicionais que trazem custos para a organizações. O problema se situa em até quanto se deve diferenciar internamente uma organização para que ela funcione melhor.

1.2 Explique aformalização, como ela pode ser feita e suas repercussões no desenho organizacional.

Formalização

Refere-se à existencia de regras e regulamentos dentro de uma organização para prescrever como, quando e por quem as tarefas serão executadas. A formalização é o grau em que as regras e os regulamentos são explicitamente definidos para governar o comportamento dos participantes da empresa. Ocarater informal impõe um certo ritual dentro da empresa. Quanto maior a formalização, tanto maior a presença de normas e condutas, rotinas de procedimentos, formulários e documentos para comprovar atividades, métodos e processos rígidos para atender à legislação vigente, de arquivos para guardar informações. O objetivo é documentar, registrar, comprovar por papéis que possam ser arquivados e guardadosanos a fio. A nessecidade de controle está por trás de tudo. A formalização é uma forma de controle.
A formalização serve para reduzir a influência da variabilidade humana. Ela impõe rigidez e obediência e elimina a liberdade pessoal, afim de assegurar que as coisas sejam feitasexatamente de acordo com o previsto. Todavia, a tendência moderna está mais para a confiabilidade naspessoas do que na ênfase em regras e regulamentos da organização. Está mais para a desburocratização, para a desregulamentação e para a liberdade e participação das pessoas do que na imposição de regras e regulamentos rígidos e fixos. A formalização é uma decorrência do modelo burocrático e está sendo revisada nos dias de hoje. Comunicação, conectividade e interação estão substituindo cada...
tracking img