Adm de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de projetos Professor: Ricardo Antonio
1

Gestão de Projetos
CAPÍTULO 2 DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO

Prof. Ricardo Antonio

Gestão de projetos
O NASCIMENTO DE UM PROJETO. Após o conceito assumir uma forma identificável, e essa forma ter sido assumida e ter chagado a um acordo quanto ao caráter desejável, é importante esclarecer seu propósito exato, isto é, rascunhar objetivos, escopo,resultado e custo, e identificar os interessados. Recomenda-se precaução da seletividade na escolha dos confidentes, pois muitas boas idéias morrem na infância por rejeição precipitada ou oposição secreta de alguém contrário à mudança ou a uma situação que poderia ameaçar prioridades pessoais.

Prof. Ricardo Antonio

Gestão de Projetos
PESANDO AS ALTERNATIVAS. 1. O que exatamente deve seralcançado? 2. Quase resultados são importantes, quais são desejáveis mas não tão importantes? 3. O que não deve ser incluído (impedimentos)? 4. Como o “objetivo” do projeto poderia ser mais bem alcançado? 5. Quanto tempo levará para que se alcancem resultados e quando seria sensato começar? 6. Quanto custará e de onde virão os recursos? 7. Que oposição poderia ser alcançada, por que e por parte de quem?Prof. Ricardo Antonio

Gestão de projetos
CONSIDERANDO A METODOLOGIA

Modos alternativos de alcançar os objetivos do projeto podem ser propostos para consideração. Uma boa idéia é explorar cada um deles em lugar de descartar opções menos atraentes. Um quadro claro e bem detalhado de cada alternativa conduzirá a uma decisão bem fundamentada em méritos e à melhor escolha final.

Prof. Ricardo Antonio Gestão de projetos
ARMADILHAS E PRESERVAÇÃO DO CONCEITO Muitas armadilhas podem estar relacionadas a um simples problema na comunicação e os conceitos do projeto são passíveis de incompreensão e manipulação. A menos que as dificuldades sejam superadas nas fases iniciais, percepções discordantes e aspirações de potenciais interessados podem-se transformar em falsas expectativas. Ler o estudo decaso COZINHEIROS DEMAIS pg. 27
Prof. Ricardo Antonio

Gestão de projetos
1. Mantenha controle sobre o conceito. 2. Cuidado com patrocinadores que buscam o ganho ou a salvação pessoal. 3. Cuidado com os Megalomaníacos e os falsos lucros. 4. Insista em objetivos claros e exeqüíveis. 5. Cuidado com a disponibilidade de recursos. 6. Confirme o apoio dos interessados. 7. Não conte com os ovos antes dagalinha botá-los. 8. Administre um estudo de viabilidade responsável.

Prof. Ricardo Antonio

Gestão de projetos
PROBLEMAS DE SIMULTANEIDADE • Os riscos de compressão e colaboração do projeto; e • O perigo da administração fragmentada e a dificuldade de controlar custos e subempreiteiros envolvidos em trabalho complexo de desenvolvimento.
Compressão – Técnicas para analisar as compensações entrecustos e cronograma, para determinar como se obtém o máximo de compressão para o menor custo.

Prof. Ricardo Antonio

Gestão de projetos
CONCEITOS DE ENGENHARIA CONCORRENCIAL (SIMULTÂNEA) Para encurtar os cronogramas como desenvolvimento do produto e reduzir os problemas de controle do projeto, têm-se desenvolvido com grande sucesso técnicas de administração de engenharia simultânea.Desenvolvimento técnico

Desenho

Engenharia

Produção

Marketing e Vendas

Desenho Marketing Desenvolvimento de tecnologia Engenharia Vendas Produção
Prof. Ricardo Antonio

Gestão de projetos
A evidência de sucesso na administração simultânea na maioria das vezes encontra-se em projetos de objetivos limitados, definições clara de sua abrangência, liderança unificada e estreita cooperações entre as funções.Uma Indústria líder nesse processo é a Toyota, que obteve sucesso em conter os tempos de resposta e combinar uma ampla gama de projetos possíveis para alcançar “o que podem ser os ciclos mais rápidos e mais eficientes de desenvolvimento de veículos”.

Prof. Ricardo Antonio

Gestão de projetos
CONCEITOS INOVADORES E DESENVOLVIMENTISTA EM PROJETOS DE GRANDE PORTE

Muitos conceitos meritórios e...
tracking img