Adm de empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PLANEJAMENTO DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA



A pesquisa científica deve ser planejada antes de ser executada, através de uma elaboração que se denomina projeto de pesquisa. Deve ter como ponto departida estudo preliminar dirigidos em três direções importantes como:

Conhecimento teórico;

Conhecimento prático;

Análise e avaliação dos elementos.

A elaboração de projeto se fazatravés da construção de um quadro conceitual e para construí-lo, precisamos colocar cada um desses elementos acima, em seu respectivo lugar.

Fazer um projeto de pesquisa é traçar um caminho eficaz queconduza ao fim que se pretende atingir. O objetivo do planejamento é organizar a ação de tal maneira que nos leve a evitar surpresas.

A pesquisa científica não está interessada em estudar indivíduosisolados ou casos particulares. Seu objetivo é, antes, estabelecer generalizações, a partir de observações em grupos ou conjunto de indivíduos chamados de população.

Uma pesquisa geralmente não éfeita com todos os elementos que compõem uma população. Costuma-se, neste caso, selecionar uma parte representativa dela, denominada amostra e esta parte é selecionada de acordo com uma regra ou plano.As amostras podem ser: não-probabilística e probabilística.

Amostras não-probabilística - está dividida em amostras acidentais - Apenas os casos que vão aparecendo e continua-se o processo atéque a amostra atinja determinado tamanho. Amostra por quotas – Seleciona uma amostra que seja uma réplica da população para a qual se deseja generalizar. Amostras intencionais – Representam o bom“julgamento” da população sob algum aspecto, não servindo para se fazer uma generalização para a população “normal”.

Amostras probabilísticas – Está dividida em amostra casual simples – É o planejamentobásico da amostra probabilística, que dá a cada elemento da população uma oportunidade igual de ser incluído na amostra, também torna igualmente provável a escolha de todas as combinações...