Adm cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho visa apresentar algumas particularidades da Administração Científica onde a mesma é um modelo e sistema que economiza trabalho produzindo mais por menos sem elevar o custo da produção.
Taylor entendia que o trabalhador devia ser escolhido com bases em suas aptidões assim poderia desenvolver as tarefas que lhes era incumbida num curto prazo de tempo.
Na época não se tinha umavisão clara das responsabilidades com o trabalhador, como incentivos, integração entre departamentos, trabalhadores eram colocados em departamentos que não tinha aptidão, gerentes não qualificados, pois não tinha uma visão ampla dos acontecimentos, gerando assim conflitos entre eles. Em toda a História da Administração Científica foram enumerados vários pontos a favor e contra esta idéia assim comovantagens: controle da jornada de trabalho, especialização e melhores salários as desvantagem se dava onde os trabalhadores só desempenhavam em determinada função. Por este motivo teve que buscar uma estrutura organizacional onde compete a administração o planejamento de tarefas.
Apesar de ter previsto tais melhorias na condição de vida da sociedade, Taylor foi infeliz em generalizar tãoexplicitamente a aplicação de seus conhecimentos, pois é possível prever os movimentos humanos, mas quando se trata das variáveis psicológicas e sociais, a prática mostra que os movimentos do homem não são totalmente previsíveis.
A administração científica é um modelo e sistema que economiza trabalho produzindo mais em menos tempo, este modelo foi criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fimdo século XIX e inicio do século XX e que se baseia na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefícios aos sistemas produtivos.
Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar o custo da produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos eram falhos. A falta de padronização dosmétodos de trabalhos, o desconhecimento por partes dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas, estudas por Taylor.
Assim, em 1903, ele publica o livro “Administração Oficiais” onde expõe pela primeira vez suas teorias. Taylor propõe a racionalização do trabalho (tornar racional, emprego de métodos científicos, ou mais adequados, oumais adequados, eficiência nos processos produtivos), (cabeça de obra de Kaizen) , por meio de estudo dos tempos e movimentos. O trabalhador deveria ser composto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização de métodos e ferramentas.
Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para quefosse realizada determinada tarefa (divisão de trabalho), então treinados para desenvolvê-las da melhor forma possível num curto prazo de tempo, Taylor também, defende a remuneração do trabalhador com base em metas alcançadas, pois desta forma , o trabalhador teria um incentivo maior para a produção de tarefas.
Taylor enumera as bases da administração científica:
1. O estudo do tempo e padrõesde produção;
2. A supervisão funcional;
3. A padronização de ferramentas e instrumentos;
4. O planejamento de tarefas e cargos;
5. O principio da execução;
6. A utilização de instrumentos para economizar tempo;
7. Fichas de instrução de serviços;
8. A idéia de tarefas, associadas a prêmios de produção;
9. Um sistema de classificação dos produtos e dos insumos (matériaprima)
10. Este sistema foi à base para o começo da administração de tarefas, foi com ele que começaram a selecionar trabalhadores proporcionando aos mesmos incentivos para melhor qualidade nos trabalhos efetuados, assim os funcionários trabalhavam com mais empenho, dedicação e eficiência.

Cenário da época
• A administração não tinha noção clara e visão de suas responsabilidades com os...
tracking img