Adm 3º setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É EMPRESA?
Vários livros de administração de empresas utilizam a expressão ORGANIZAÇÃO para definir e explicar o conceito de empresa. Por organização, os autores incluem não só as empresas sejam elas: industriais, comerciais ou prestadoras de serviços, mas também entidades como: Organizações não Governamentais (ONGs), fundações, associações, prefeituras, sindicatos, universidades,igrejas, partidos políticos, clubes dentre outros.

ORGANIZAÇÕES E ORIGENS
As primeiras organizações surgiram na pré–história, onde os grupos se uniam não apenas para caçar, mas para preservar a espécie, dando clara evidência nos grupos sociais, que foram fundamentais para a organização e desenvolvimento da raça humana. O ato de organizar grupos fica bem explícito, a partir do momento em que o homemse reúne para abater animais ferozes e de grande porte, sem ter armas ou ferramentas adequadas para o abate do animal, toda a comunidade era alimentada. Esta união não era apenas pela busca de alimento, mas também para enfrentar as adversidades daquela época. Compreendia-se que os resultados eram melhores quando o trabalho era realizado em grupo

ORGANIZAÇÃO conceito:
São diversas asdefinições sobre organização, podemos destacar conceitos, encontrados em algumas obras sobre administração. Segundo Chiavenato “Organização é uma unidade social dentro das quais as pessoas alcançam relações estáveis entre si, no intuito de facilitar o alcance de um conjunto de objetivos ou metas. “Organização é um grupo de pessoas que trabalham unidas de modo planejado e estruturado para atingir objetivos. ORGANIZAÇÃO Definição:
Organização: É constituída de personalidade jurídica, com cultura própria, independente de seus proprietários e administradores, com objetivo definido, que atuando como um sistema interage com as variáveis do ambiente interno e externo. Cinco elementos são fundamentais para entendermos o que é organização: Os propósitos, as pessoas, a tecnologia, as estruturas e oambiente.

No período de 1940 a 1950 foi usado pela primeira vez o termo “thirt sector” por pesquisadores na Organizações das Nações Unidas (ONU). Nos EUA em 1970, o terceiro setor também é chamado de Organizações Voluntárias, Caridades ou Filantropia, este último também utilizado na Inglaterra, porém o termo em que o Brasil adotou vem da denominação européia – Organizações Não Governamentais(ONGs). Hoje o 3º setor movimenta 8% da economia mundial, angariando cerca de Us$ 1,1 trilhões/ano. Emprega 19 milhões de pessoas e conta com um grande número de voluntários, nos EUA metade da população presta algum tipo de serviço voluntário.

Na América Latina o 3º setor surgiu para melhorar a condição social e comunitária, agir na democratização e mobilização popular. No Brasil considerando asações desenvolvidas pelo 3º setor (ONGs), podemos afirmar como início da atuação no ano de 1534 quando Brás Cubas fundou em Santos a Santa Casa de Misericórdia. A Igreja Católica foi muito atuante em áreas sociais desde o período colonial e imperial, mas com a proclamação da república, surgiram outras organizações religiosas e a igreja católica deixou de ser a igreja oficial do Estado brasileiro. Apóso grande período da ditadura militar (1964-1985) ficou paralisado devido a opressão imposta pelo impedimento do exercício da cidadania. Tal direito só foi impulsionado por uma sequência de movimentos sociais e políticos que evidenciaram uma mudança de atitude da nação em geral.

Na década de 1980, o movimento diretas já representou a luta pelo direito ao voto e pelo resgate da conscientizaçãoacerca dos direitos individuais de liberdade de pensamento e expressão bem como pela conquista dos direitos sociais. No Brasil o fenômeno dos movimentos sociais está presente há muitas décadas e sempre esteve estreitamente vinculado à luta por mudanças abrangentes da sociedade. Em 1990 houve uma série de acontecimentos que marcaram o posicionamento da sociedade com relação a questões...
tracking img