ADJUNTO ADNOMINAL E ADJUNTO ADVERBIAL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto


ADJUNTO ADNOMINAL > (SEMPRE AO LADO DE SUBSTANTIVO)

ADJUNTO ADNOMINAL ACOMPANHA O SUBSTANTIVO> SUBSTANTIVO NOMEIA O SER, OBJETOS OU COISAS, Tudo o que existe é ser e cada ser tem um nome. Substantivo é a classe gramatical de palavras variáveis, as quais denominam os seres. Além de objetos, pessoas e fenômenos, os substantivos também nomeiam: -lugares: Alemanha, Porto Alegre...,-sentimentos: raiva, amor...-estados: alegria, tristeza...-qualidades: honestidade, sinceridade...-ações: corrida, pescaria...
Os adjuntos adnominais não determinam ou especificam o nome, tal qual os determinantes. Ao invés disso, eles conferem uma nova informação ao nome e por isso são chamados de modificadores.
Além disso, os adjuntos adnominais não interferem na compreensão do enunciado. Por essemotivo, eles pertencem aos chamados termos acessórios da oração.

Adjunto Adnominal

É o termo que determina, especifica ou explica um substantivo, SUBSTANTIVO NOMEIA O SER, OBJETOS OU COISAS. Vem representados por 5 classes morfológicas ao lado do substantivo. Termo acessório da oração.

P ronomes > pessoais/ possessivos/demonstrativos/relativos/indefinidos/interrogativos
L ocuções adjetivas > preposição + substantivo
A rtigo > definido/indefinido
N umeral > cardinais/ordinais
A djetivo > Adjetivo de dois gêneros/ Adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros

Classes gramaticais
Função ou sentidoSubstantivo
Palavra que serve para designar os seres, atos ou conceitos; nome.
Substantivos de dois números
Substantivo que tem a mesma forma para o singular e o plural: lápis, vírus, ônibus, mil-folhas.
Substantivos de dois gêneros
São substantivos que têm a mesma forma para seres de ambos os sexos, sendo o gênero marcado pelo artigo que os precede. Exemplos: o/a colega, o/a agente, o/alojista.
Substantivos sobrecomuns
Têm a mesma forma para o masculino e o feminino, não variando sequer o artigo ou o adjetivo que os acompanha. Exemplos: a pessoa, a vítima, a criança, o cônjuge, o monstro.
Verbo
Palavra que expressa ação, estado ou fenômeno. É a classe gramatical mais rica em variação de formas, podendo mudar para exprimir modo, tempo, pessoa, número e voz. No dicionário, sãoencontrados no modo infinitivo, que é, por assim dizer, o nome do verbo. Exemplos: Fugir, estar, chover, comprar, ser, anoitecer.
Adjetivo
Palavra que se relaciona com o substantivo para lhe atribuir uma qualidade. Exemplos: mulher linda, livro divertido, árvore alta, olhos azuis.
Adjetivo de dois gêneros
É um adjetivo que mantém a mesma forma tanto quando se refere a substantivos masculinosquanto a femininos. Exemplos: Sugestão aceitável, convite aceitável, obra incrível, livro incrível, rapaz adorável, moça adorável.
Adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros
Trata-se de palavra que pode ser classificada como adjetivo ou como substantivo e mantêm a mesma forma para os dois gêneros. Exemplos: Um jovem rebelde (neste caso, jovem é o substantivo e rebelde, sua qualidade, oadjetivo). Um rebelde jovem (neste caso, ocorre exatamente o contrário)
Artigo
Artigo definido
Artigo indefinido
Palavra que se coloca antes do substantivo, determinando-o e indicando seu gênero e número (artigo definido: a, as, o, os) ou (artigo indefinido: um, uma, uns, umas).
Pronome
Palavra que substitui o nome ou que o acompanha tornar claro o seu significado. Os pronomes se dividem nasseis grandes classes a seguir:






Pronomes pessoais




Designam as três pessoas do discurso (no singular ou no plural). Eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas. Me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, se, lhes, os, as. Mim, comigo, ti, contigo, si, consigo, conosco, convosco. Também são pessoais os pronomes de tratamento: você, o senhor, a senhora, vossa senhoria, vossa Excelência, etc....
tracking img