Aditivos quimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são aditivos químicos?
São aquelas substâncias acrescentadas aos alimentos para melhorar sua cor, textura e aroma ou para conservá-los frescos por mais tempos.
Quais os aditivos mais comuns?Aromatizantes — Para dar aroma e sabor aos alimentos. Existem várias essências aromáticas e corantes naturais feitos de pigmentos vegetais, mas os artificiais têm preços mais baratos. A maioria doscorantes é derivada de alcatrão, conhecido como cancerígeno. 

Conservantes — Para evitar a decomposição do produto. Desde julho de 1986, os Estados Unidos, proibiu os sulfitos como agentesantioxidantes e conservantes em frutas e vegetais crus, por causa de reações de hipersensibilidade. 

Nitrato — Usado para dar cor às carnes. Transforma-se em nitrosamina, potencialmente cancerígena,encontrada em alguns vegetais da agricultura convencional, no trigo e laticínios.

Por que utilizar esses aditivos químicos nos produtos?
O emprego de aditivos justifica-se por razões tecnológicas,nutricionais ou sensoriais. A necessidade tecnológica do uso de um aditivo deve ser justificada sempre que proporcionar vantagens de ordem tecnológica e não quando estas possam ser alcançadas por operaçõesde fabricação mais adequadas ou por maiores precauções de ordem higiênica ou operacional. 
Há quanto tempo os aditivos químicos são utilizados?
. Alguns aditivos são utilizados há séculos, comoo sal (por exemplo no presunto) ou o vinagre(nos picles) entre outros.
Com o desenvolvimento da indústria alimentar na segunda metade do século XX, foram progressivamente introduzidos novosaditivos,mais fortes,azedos,molhados,secos,mal cheirosos e duráveis de origem natural e artificial, permitindo a produção em larga escala e o transporte de alimentos a grandes distâncias, assegurando que oproduto chega ao consumidor com um aspecto atrativo. Os aditivos utilizados na produção de um determinado alimento devem ser obrigatoriamente discriminados na sua embalagem, incluídos na lista de...
tracking img