Aditivos para concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 INTRODUÇÃO

O emprego de aditivos em concretos e argamassas é tão antigo quanto o do próprio cimento ou de outros aglomerantes hidráulicos. Segundo Coutinho (1997), os romanos adicionavam clara de ovo, sangue, banha ou leite aos concretos e argamassas rudimentares utilizados em suas construções para melhorar a trabalhabilidade das misturas.
No inicio dos anos 60 no Japão e na Alemanhaforam introduzidos comercialmente aos aditivos base de melamina e naftaleno, desde então tem sido utilizados em grande quantidade pela industria do concreto (Malhotra, 1989). Pesquisas vêm sendo desenvolvidas no Japão desde o início da década de 90, levando uma grande inovação da tecnologia dos pispersantes de cimento, definida pelo advento de aditivos superplastificantes base policarboxilatos. Osaditivos elaborados com produtos dessa classe foram introduzidos recentemente no mercado brasileiro e são conhecidos também como hiperplastificantes. Esses novos aditivos se propõe a reduzir a demanda de água em maior escala para concretos com abatimento constante e aumentar significativamente a fluidez de concretos com consumo de água constante.
Os aditivos são usados em todo o mundo com asseguintes finalidades:
• Reduzir o consumo de água para uma mesma consistência, aumentando assim a resistência e a durabilidade do concreto;
• Aumentar a fluidez da mistura sem alterar o consumo de água.
• Reduzir a quantidade de cimento da mistura, mantendo a consistência e a resistência à compressão com o objetivo de reduzir custos e ainda reduzir a retração, fluência e tensões térmicas.

2.ADITIVOS PARA CONCRETO

Aditivo é todo produto que adicionado em pequena proporção em argamassas ou concretos, no momento da mistura, com a finalidade de modificar, no sentido favorável, as propriedades desse conglomerado, tanto no estado fresco quanto no estado endurecido.
Há quem diga que eles são o quarto elemento da família composta por cimento, água e agregados e que sua utilização édiretamente proporcional à necessidade de se obter concretos com características especiais.
Eles tem a capacidade de alterar propriedades do concreto em estado fresco ou endurecido e apesar de estarem divididos em várias categorias, os aditivos carregam em si dois objetivos fundamentais, o de ampliar as qualidades de um concreto, ou de minimizar seus pontos fracos.

Como exemplo, podemos dizer quesua aplicação pode melhorar a qualidade do concreto nos seguintes aspectos:

- Trabalhabilidade
- Resistência
- Compacidade
- Durabilidade
- Bombeamento
- Fluidez (auto adensável)

E pode diminuir sua:

- Permeabilidade
- Retração
- Calor de hidratação
- Tempo de pega (retardar ouacelerar)
- Absorção de água

Sua utilização, porém, requer cuidados. Além do prazo de validade e demais precauções que se devem ter com a conservação dos aditivos é importante estar devidamente informado sobre o momento certo da aplicação, a forma de se colocar o produto e a dose exata.
Não é exagero comparar os aditivos aos remédios, que podem tanto trazer mais saúde para seuspacientes, como podem virar um veneno se ministrados na dose errada.
Tomando-se os cuidados necessários a relação custo-benefício destes produtos é muito satisfatória. As empresas que prestam serviços de concretagem, não abrem mão das suas qualidades e possuem, portanto, equipamentos e controles apropriados para conseguir o melhor desempenho possível dos concretos aditivados.

2.1 NORMAS TÉCNICASNBR 12317 - Verificação de desempenho de aditivos para concreto
NBR 11768 - Aditivos para concreto de cimento Portland
NBR 10908 - Aditivos para argamassa e concretos - Ensaios de uniformidade.

2.2 USOS DE ADITIVOS

Os aditivos plastificantes são compostos orgânicos que, quando aplicados ao concreto ou argamassas, revestem os grãos de cimento e provocam, por meio de cargas elétricas,...
tracking img