Aditivos para concreto e argamassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O concreto é o segundo bem de consumo mais utilizado pelo homem, com um consumo anual de 6 bilhões de toneladas somente perdendo para a água.
Para adequar a utilização do concreto às mais diversas necessidade da sociedade, houve a necessidade de se alterar algumas características do concreto.
Assim os aditivos, que não estavam presentes nos primeiros passos do desenvolvimento doconcreto, hoje são figuras de fundamental importância para sua composição. Há quem diga que eles são o quarto elemento da família composta por cimento, água e agregados e que sua utilização é diretamente proporcional à necessidade de se obter concretos com características especiais.
Eles têm a capacidade de alterar propriedades do concreto em estado fresco ou endurecido e apesar de estaremdivididos em várias categorias, os aditivos carregam em si dois objetivos fundamentais, o de ampliar as qualidades de um concreto, ou de minimizar seus pontos fracos.
Como exemplo, podemos dizer que sua aplicação pode melhorar a qualidade do concreto nos seguintes aspectos:
1. Trabalhabilidade;
2. Resistência;
3. Compacidade;
4. Durabilidade;
5. Bombeamento;
6. Fluidez(auto adensável).
E podem alterar sua:
1. Permeabilidade;
2. Retração;
3. Calor de hidratação;
4. Tempo de pega (retardar ou acelerar);
5. Absorção de água.
Sua utilização, porém, requer cuidados. Além do prazo de validade e demais precauções que se devem ter com a conservação dos aditivos é importante estar devidamente informado sobre o momento certo da aplicação, aforma de se colocar o produto e a dose exata.
Não é exagero comparar os aditivos aos remédios, que podem tanto trazer mais saúde para seus pacientes, como podem virar um veneno se ministrados na dose errada.
Tomando-se os cuidados necessários a relação custo-benefício destes produtos é muito satisfatória. As empresas que prestam serviços de concretagem, não abrem mão das suas qualidades epossuem, portanto, equipamentos e controles apropriados para conseguir o melhor desempenho possível dos concretos aditivados.

2 TIPOS DE ADITIVOS
Como se sabe, a existência do concreto tal como hoje se conhece, ficou condicionada à descoberta do cimento Portland, que é um aglomerante hidráulico, isto é, reage com a água para dar origem aos micro-cristais responsáveis pela resistência do concreto.À mistura do cimento com a água chama-se pasta, a adição do agregado miúdo dá origem à argamassa, e o agregado graúdo misturado a esta forma o concreto. Em função do tipo de utilização, podem ainda ser utilizados os chamados aditivos, cuja função pode ser melhorar ou modificar o comportamento do concreto, ou seu processo de cura para melhor adequá-lo ao uso que se pretende fazer do material.Encontramos na NBR 11768, que os aditivos para concreto de cimento Portland são produtos que adicionados em pequena quantidade a concretos de cimento Portland modificam algumas de suas propriedades, no sentido de melhor adequá-las a determinadas condições.
Aditivos são produtos químicos utilizados em pequenas quantidades para alterar o comportamento da mistura fresca, a taxa de endurecimento ou aspropriedades do concreto endurecido. Os aditivos mais utilizados pelas usinas de concreto são os plastificantes e os retardadores de pega. Os plastificantes deixam a mistura mais plástica (mais mole) permitindo a diminuição da quantidade de água necessária para produção do concreto. Com menos água de constituição o concreto fica mais resistente. Já os retardadores de pega prolongam o tempo que oconcreto fresco pode ser transportado, lançado e adensado, ou seja, faz com que a mistura fresca fique mole por mais tempo. Isso é fundamental no caso de concretos que são produzidos em empresas fornecedoras de concreto pré-misturado para que haja tempo suficiente para o transporte do material fresco da usina até a obra.
Os principais tipos de aditivos utilizados na produção de concretos e...
tracking img