Aditivos para cimentaçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aditivos para cimentação
Na enorme maioria dos casos, para que as operações de cimentação (completação) tenham sucesso é necessária a adição de produtos químicos à pasta de cimento. As concentrações dos aditivos são determinadas em teste laboratoriais (ver seção a seguir). Existem vários aditivos na forma de pó ou líquidos utilizados, mas só destacaremos os mais importantes, pois os demais estãoalém dos objetivos deste trabalho. São eles:

Na ampla maioria das ocorrências, para que as operações de cimentação (completação) obtenha êxito se faz necessário que seja introduzida à pasta de cimento uma certa quantia de produtos químicos. Porém, isso não pode ser feito de forma aleatória, são feitos estudos a respeito, as concentrações dos aditivos são determinadas em teste laboratoriais(ver seção a seguir).
Existem inúmeros aditivos na forma de pó ou liquido que são utilizados, porém destacaremos apenas os que possuem maior relevância, pois o restante estão além daquilo que esta trabalho se propõe: São eles:

• Aceleradores: estes aditivos têm a função de diminuir o tempo de pega do cimento. Eles são utilizados no caso de cimentações em profundidades menores onde, devido à baixatemperatura, um tempo de pega muito longo acarretaria em uma espera longa para a retomada da perfuração(5). Entre os aditivos mais utilizados está o cloreto de cálcio (CaCl2), pois é mais eficiente, econômico e cujas proporções variam de 0,5 a 2%. Como era de se esperar, a pasta de cimento aditivado com este composto químico apresenta um tempo de pega e resistência compressiva que variam deacordo com a sua concentração e temperatura de cura.

Aceleradores: Este tipo de aditivos possui a função de fazer com que o tempo de pega do cimento diminua. Este aditivo é utilizado em casos de cimentações que possuem uma menor profundidade, como existe uma baixa temperatura nessas localidades, o tempo de pega se tornaria muito longo, acarretando assim em uma espera muito longa, atrasando assim aretomada da perfuração(5). Dentre os aditivos mais utilizados podemos citar como exemplo o cloreto de cálcio (cacl2), este dentre todos é o mais eficiente, econômico e cujas proporções variam de 0,5 a 2%. Como já era de se esperar ou até mesmo previsível, a pasta de cimento que recebe a adição com este composto químico apresenta um tempo de pega e resistência compressiva que variam de acordo comalguns entre eles podemos citar: a quantidade de cloreto de cálcio que possui a concentração e a temperatura de cura.

• Retardadores: estes aditivos possuem a função inversa dos aceleradores, ou seja, aumentar o tempo de pega, mas com uma diferença, não afetam a resistência compressiva da pasta de cimento, mas afetam o desenvolvimento da resistência, tornando-a mais lenta. Eles permitem oretardamento do início da pega para permitir o deslocamento da pasta quando a temperatura e a pressão da pasta são muito altas para uso do cimento sem aditivos(18). Os aditivos mais utilizados são aqueles a base de lignossulfonatos e seus derivados, isto é, açúcares, celulose e ácidos orgânicos.

Retardadores: Como o próprio nome já diz, estes aditivos possuem a função inversa dos aceleradores, ouseja, fazer com que o tempo de pega sofra um aumento, porém, possuem uma diferença, diferença esta que é o fato de não afetar a resistência compressiva da pasta de cimento, mas, por outro lado, afetando o desenvolvimento da resistência, tornando-a mais lenta. Eles fazem com que exista a permissão do retardamento do início da pega para que com isso se permita o deslocamento da pasta quando atemperatura e a pressão da pasta são muito altas para uso do cimento sem aditivos(18). Os aditivos que são mais utilizados são aqueles que são a base de lignossulfonatos e seus derivados, podemos citar como exemplo desses derivados os açucares, celulose e ácidos orgânicos.

• Estendores: são aditivos que têm a função de reduzir a densidade da pasta e, com isso, obter um maior rendimento da mesma,...
tracking img