Aditivos nos alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Os aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modificar o seu sabor ou melhorar a sua aparência. Alguns aditivos são utilizados há séculos, como o sal e o vinagre. Com o desenvolvimento da indústria alimentar na segunda metade do século XX, foram progressivamente introduzidosnovos aditivos, mais fortes, azedos, molhados, secos, mal cheirosos e duráveis de origem natural e artificial, permitindo a produção em larga escala e o transporte de alimentos a grandes distâncias, assegurando que o produto chega ao consumidor com um aspecto atrativo.
Os aditivos utilizados na produção de um determinado alimento devem ser obrigatoriamente discriminados na sua embalagem,incluídos na lista de ingredientes utilizados na sua elaboração. Os aditivos utilizados pela indústria devem forçosamente ter sido objeto de aprovação prévia e fazer parte de uma lista dita positiva. Todos os aditivos eventualmente utilizados e não incluídos nessa lista são ilegais e o seu uso é portanto proibido.

Principais usos de Aditivos Químicos

Os aditivos químicos são utilizados emalimentos com as mais diversas finalidades e são constituídos pelas substâncias que não são naturalmente encontradas nos alimentos. De uma forma geral, os aditivos encontrados em alimentos poderão ser classificados em quatro grupos principais:

1 - substâncias que tem por objetivo estender o tempo de vida útil ou reduzir a deterioração de um determinado alimento.

2 - produtos que alteram ascaracterísticas de um alimento, melhorando o seu sabor, a sua cor, e a sua textura.

3 - produtos que são adicionados com a finalidade de variar o valor nutritivo do mesmo.

4 - substâncias que ocorrem em alimentos, devido a contaminações acidentais.

Categorias de aditivos alimentares

Acidulantes (H) - São adicionados ácidos aos alimentos para tornar os sabores mais "vivos", etambém para servir como conservantes e antioxidantes. Alguns ácidos comumente usados são: ácido acético, ácido cítrico, ácido tartárico, ácido málico, ácido fumárico e o ácido láctico.

Reguladores de acidez - São utilizados para alterar ou controlar a acidez ou alcalinidade.

Antiaglomerantes, antiumectante (AU) - Evitam a aglomeração de partículas de produtos em pó (como no sal ou leiteem pó).

Agentes antiespuma (antiespumantes) - Reduzem ou inibem a formação de espumas em alimentos.

Antioxidantes (A) - Atuam como conservantes ao inibir os efeitos do oxigênio sobre os alimentos, sendo em geral benéficos para a saúde (a Vitamina C é um exemplo).

Agentes de volume - São incorporados para aumentar o volume do alimento, sem alterar as suas características (por exemploamido).

Corantes (C) - Adicionados para substituir cores perdidas durante a preparação ou para tornar os alimentos mais atrativos.

Emulsificantes - Fazem com que a água e óleos permaneçam misturados numa emulsão, como na maionese.

Aromatizantes (flavorizantes) (F) - Dão aos alimentos sabores ou aromas particulares, podendo ter origem natural ou artificial.

Intensificadores desabor - Intensificam o sabor original dos alimentos.

Humidificantes (umectantes)(U) - Evitam que os alimentos sequem, além de ser benéfico a saúde .É responsável também por manter o alimento em sua textura industrial, sem secar ou apodrecer

Conservantes (P) - Previnem ou inibem os estragos causados nos alimentos por fungos, bactérias, e outros micro-organismos.

Estabilizantes(ET) -Substâncias que favorecem e mantém as características físicas das emulsões e suspensões. Promovem uma interação homogênea de ingredientes como óleo e água, aumentam a viscosidade dos ingredientes e evitam a formação de cristais.

Espessantes(EP) - São substâncias capazes de aumentar a viscosidade de soluções, emulsões e suspensões, melhorando a textura e a consistência dos alimentos processados....
tracking img