Aditivos nos alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE TECNOLOGIAS E GEOCIÊNCIASDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICACURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL |

ADITIVOS ALIMENTARES

ALUNO: ANDREY JOSÉ
PROFESSORA: SAMARA
MATÉRIA: TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS

RECIFE
2012

Aditivos nos Alimentos
| Os aditivos são substâncias ou mistura dotada ou não de valor nutritivo intencionalmente adicionado aos alimentoscom a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físicoAinda de acordo com FDA (Food and Drug Administration) e da Organização Mundial da Saúde, aditivos químicos foram classificados como substâncias não nutritivas incorporadas aos alimentos geralmente em pequenas quantidades. Substâncias adicionadas com o objetivoprincipal de elevar o valor nutritivo, tais como vitaminas, sais minerais e outros, não foram incluídas na categoria de aditivos químicos.Desta forma, pode-se dizer que aditivos alimentares correspondem a qualquer substância presente por adição intencional, ou não, em alimentos tecnologicamente processados.Os alimentos tem sido aditivados por séculos; os antigos usavam sal para conservar carnes epeixes, adicionavam ervas e temperos para melhorar o sabor dos alimentos; preservam frutas com açucares e conservavam pepinos e outros vegetais com vinagre. |
No Brasil a legislação (nº 55871), define aditivos para alimentos, a substância intencionalmente adicionada ao mesmo, com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar as suas propriedades, desde que não prejudique seu valor nutritivo.
Como crescimento rápido da população mundial, e a grande demanda de alimentos, mais aditivos tem sido empregado. A existência de um grande número de produtos moderno tais como os de baixo valor calórico (light), Fast-Food, salgadinhos embalados, não seria possível sem os aditivos.
O conceito de aditivo nos alimentos é bastante variável de país para país. Uma determinada substância poderá serutilizada como aditivo por um país e ser proibida no país vizinho, acarretando problemas com relação a exportação.
Existe um grande número de aditivos atualmente empregados, mas todos eles sofrem uma regulamentação federal no seu uso.

Utilização de Aditivos nos AlimentosDois fatores geralmente são levados em consideração na elaboração de uma lista de aditivos legalmente permitidos. O primeiro dizrespeito à necessidade de sua utilização e o segundo se refere a sua inocüidade em relação a saúde pública.De um modo geral, os aditivos devem ser utilizados preferivelmente como um meio suplementar nos processos industriais de alimentos e não com o objetivo de substitui-los. | |
Principais usos de Aditivos Químicos
Os aditivos químicos são utilizados em alimentos com as mais diversas finalidades esão constituídos pelas substâncias que não são naturalmente encontradas nos alimentos. De uma forma geral, os aditivos encontrados em alimentos poderão ser classificados em quatro grupos principais:

1 - substâncias que tem por objetivo estender o tempo de vida úitil ou reduzir a deterioração de um determinado alimento.
2 - produtos que alteram as características de um alimento, melhorando o seusabor, a sua côr, e a sua textura.
3 - produtos que são adicionados com a finalidade de variar o valor nutritivo do mesmo.
4 - substâncias que ocorrem em alimentos, devido a contaminações acidentais.

Quanto as funções dos aditivos
Os aditivos alimentares quanto as suas funções, classificação ou siglas, são reunidos em diferentes grupos conforme segue:

1 - ACIDULANTES (H)
Comunicam ou intensificam ogosto ou sabor ácido aos alimentos processados.

2 - ANTIOXIDANTES (A)
São substâncias que retardam o aparecimento de alterações oxidativas nos alimentos, impedindo a interação com o oxigênio.

3 - AROMATIZANTES E FLAVORIZANTES (F)
São substâncias ou mistura de substâncias possuidoras de propriedades odorÍferas ou sápidas capazes de conferir o intensificar o aroma e ou sabor dos alimentos. São...
tracking img